Aconteceu no dia 31 de janeiro uma reunião formativa junto aos profissionais da Psicologia que atuam nas unidades escolares da Diretoria de Ensino – Região Pindamonhangaba. O projeto atende às resoluções aprovadas em dezembro de 2019; a Lei n.º 13.935/2019 determina que o Poder Público assegure o atendimento psicológico e socioassistencial aos alunos da rede pública de educação básica. A norma é fruto do PLC 60/2007 (PL 3.688/2000, na Câmara), aprovado pelo Congresso em setembro de 2019. A presença dos profissionais da Psicologia garante à Unidade Escolar o atendimento no âmbito pedagógico, bem como no auxílio aos profissionais da escola a identificarem possíveis situações de atenção e cuidado e, a partir disso, encaminhar para os equipamentos especializados, não se tratando de um acompanhamento clínico na Escola.
A ação tem como objetivo minimizar os impactos emocionais aos quais os adolescentes e jovens estão expostos. Acima de tudo, o Programa tem como objetivo garantir um bom clima escolar e atuar como um agente de cuidado com toda a equipe escolar, não sendo apenas para o cuidado direto com alunos, mas também para professores, funcionários e colaboradores. Atualmente, o atendimento ocorre com periodicidade quinzenal, sempre em parceria com os diretores e professores da Unidade Escolar. Na regional de Pindamonhangaba, os psicólogos estão atuando de forma sistemática desde agosto de 2023.
A ação formativa garantiu o alinhamento das ações da Diretoria, bem como a troca de experiências e consolidação dos planos de ação dos profissionais durante o ano de 2024. Os profissionais da Psicologia têm seu campo de atuação focado no âmbito pedagógico, organizacional e relacional, com um importante aporte técnico nas questões socioemocionais. A formação foi realizada pela Equipe CONVIVA, da Diretoria de Ensino, sob o apoio e orientação do Dirigente Regional de Ensino, da Supervisão de Ensino e subsidiado pelos documentos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.