Outro projeto aprovado na Ordem do Dia foi o que institui a Semana Municipal de Orientação e Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes; na Tribuna Livre a questão da crise do HMUT e os reflexos para pacientes de Pindamonhangaba foi o tema discutido
Em uma nova sessão ordinária realizada nesta terça-feira, dia 05 de setembro, no Plenário do Palácio “Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin”, a Câmara de Pindamonhangaba apreciou 4 projetos da Ordem do Dia e aprovou diversos requerimentos e indicações dos vereadores. A sessão também contou com a participação de um cidadão no espaço da “Tribuna Livre”.
Todos os projetos foram aprovados pelo plenário. O primeiro projeto debatido e aprovado foi o Projeto de Lei nº 109/2023, do vereador Marco Mayor, que institui a “Semana Municipal de Orientação e Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes.” Essa semana será promovida anualmente na segunda quinzena do mês de outubro e integrará o Calendário Oficial do Município de Pindamonhangaba. O objetivo é alertar e orientar sobre a prevenção de acidentes envolvendo crianças e adolescentes.
O segundo projeto da pauta foi o Projeto de Lei nº 151/2023, de autoria do Poder Executivo, que trata da comercialização, comprovação de origem e cadastro de fornecedores de ferros-velhos, sucatas e materiais recicláveis. No entanto, a votação deste projeto foi adiada devido à apresentação de uma nova emenda.
O terceiro item da pauta, o Projeto de Lei nº 171/2023, de autoria do vereador Norberto Moraes, que altera a Lei que veda homenagens a pessoas condenadas por atos de violência, também foi adiado devido a uma nova emenda apresentada.
Finalizando a sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 05/2023, de autoria do vereador Carlos Moura – Magrão, que concede o Diploma “Dr. João Romeiro” à Senhora Carla Tavares, jornalista e diretora de jornal de Pindamonhangaba, em reconhecimento a sua significativa atuação na área.
Na “Tribuna Livre,” o cidadão Mateus Costa Moreno Romero discorreu sobre a crise no Hospital Municipal Universitário de Taubaté (HMUT) e seus reflexos na saúde de Pindamonhangaba, destacando a importância de buscar soluções para os problemas enfrentados pelos munícipes.
Essa sessão legislativa abordou uma variedade de assuntos importantes para a comunidade de Pindamonhangaba e evidencia o trabalho e as discussões em curso no âmbito da Câmara Municipal.