Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Dicas práticas para a redação do Enem

Estamos na semana do Enem! Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 4,8 milhões de pessoas se inscreveram para a prova que acontece nos dias 9 e 16 de novembro. E todas elas terão de encarar, no próximo domingo, o desafio de produzir uma dissertação argumentativa sobre um tema ligado à realidade social brasileira.

A seguir, um roteiro – direcionado ao participante – para a produção da redação na hora do exame. O primeiro passo é a leitura atenta da proposta de texto. Você deve ler, inicialmente, a frase temática, identificando todos os núcleos de discussão nela contidos. Em seguida, passe para os textos motivadores, grifando informações mais relevantes e observando o percurso argumentativo sugerido.

Depois disso, é hora de formular a tese – seu enunciado crítico acerca do tema -, selecionando dois argumentos e os repertórios socioculturais necessários para a fundamentação das ideias. Vale lembrar: o Inep anunciou que haverá mais rigor na avaliação da produtividade dos repertórios utilizados, ou seja, os corretores não aceitarão os chamados “repertórios de bolso”, aqueles conteúdos “decorados e aplicáveis a qualquer discussão temática”.

A boa notícia é que (quase) tudo vale como repertório – filmes, séries, livros, músicas, reportagens, conceitos, números –, desde que o conteúdo selecionado esteja intimamente ligado às questões analisadas. É a escolha dos argumentos e desses repertórios que vai compor um projeto de texto estratégico e revelar a sua autoria, isto é, a voz própria de quem elaborou a análise, como exige a prova. Outra boa notícia: o repertório já está em você, acredite!

Ah, é muito importante que tudo seja estrategicamente articulado – daí a ajuda imprescindível dos conectores de texto (sob tal perspectiva, além disso, desse modo, entretanto, assim etc.). Mas isso não deve acontecer de forma mecanizada (“vou encaixar um conectivo aqui porque vi num texto nota mil”) – precisa haver coerência e fluidez.

Está claro que você precisa planejar seu texto antes de escrevê-lo, certo? É preciso fazer um pequeno roteiro, resumindo o que será dito em cada um dos quatro parágrafos previstos. Na sequência, você faz o rascunho da redação e, finalmente, passa tudo a limpo na folha oficial.

Especialistas recomendam que você chegue até o rascunho antes de ir para a resolução das questões – mas isso não é uma regra. O importante é executar a prova de uma maneira que seja confortável para você. Quanto ao tempo, é recomendado consumir 1h20 ou 1h30 na elaboração do texto – mas já tive alunos que precisaram de quase duas horas. Tudo bem, mantenha a calma.

Por falar em calma, é necessário que haja também calma discursiva. Como assim? Na dissertação, você não pode dizer tudo de uma vez: lembre-se dos movimentos discursivos que compõem cada parágrafo – e eles são separados não só por vírgulas, mas também por pontos. Acredite: o ponto valoriza o que é dito antes e o que é dito depois dele.

Antes de encerrar, um combinado: reserve um tempinho para ser o corretor do seu texto. Isso mesmo: aquela última olhada, verificando, principalmente, acentos, grafias e vírgulas – isso pode fazer toda a diferença!

Que resta dizer? O Enem espera uma análise crítica e interventiva sobre o tema em um texto claro e articulado que, embora possua uma estrutura padronizada, deve trazer a voz única de seu autor. A tarefa é desafiadora, mas o sucesso é perfeitamente possível! Acredite!

Para escrever bem: na vida e no Enem

Ricardo Estevão
Ricardo Estevão
Ricardo Estevão é escritor, jornalista, professor de redação e membro da Academia Pindamonhangabense de Letras
loader-image
Pindamonhangaba, BR
12:34, pm, novembro 4, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Edital 10360

Edital 10360

4 de novembro de 2025
Edição 10360

Edição 10360

4 de novembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio