O dia 18 de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, data escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. Isso porque, nesse dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles.
Vale destacar que durante todo o mês de abril, acontece nas bibliotecas municipais o projeto ‘Quintas de Histórias’ com contação de histórias inspiradas nos livros de Monteiro Lobato. No dia 25 de abril, às 14h, o grupo de teatro ‘Fabricando Arte’ com a história O casamento de narizinho. Todas as bibliotecas municipais também estão com exposições de livros e doação de livros.
Monteiro Lobato – Em 1920, o grande tradutor, escritor, contista e ensaísta brasileiro Monteiro Lobato publicou o seu primeiro conto infantil “A história do peixinho que morreu afogado” e, posteriormente o ampliou e lhe introduziu cenas de sua infância, publicando-o em 1921, com o titulo A Menina do Narizinho Arrebitado, com duas personagens principais, Narizinho e Emília. Mais tarde, Narizinho Arrebitado passou a ser o primeiro capítulo do livro Reinações de Narizinho, que é o livro de propulsor a série Sítio do Picapau Amarelo.