O filme que rendeu a Fernanda Torres um Globo de Ouro vem de um livro que possui o mesmo nome. O livro Ainda Estou Aqui é uma obra de Marcelo Rubens Paiva, uma biografia que conta a história da mãe do autor, Eunice Paiva.
Sinopse do livro: Eunice Paiva é uma mulher de muitas vidas. Casada com o deputado Rubens Paiva, esteve ao seu lado quando foi cassado e exilado, em 1964. Mãe de cinco filhos, passou a criá-los sozinha quando, em 1971, o marido foi preso por agentes da ditadura, a seguir torturado e morto. Em meio à dor, ela se reinventou. Voltou a estudar, tornou-se advogada, defensora dos direitos indígenas. Nunca chorou na frente das câmeras.
Ao falar de Eunice, e de sua última luta, desta vez contra o Alzheimer, Marcelo Rubens Paiva fala também da memória, da infância e do filho. E mergulha num momento obscuro da história recente brasileira para contar ― e tentar entender ― o que de fato ocorreu com Rubens Paiva, seu pai, naquele janeiro de 1971.
Sinopse do livro: Feliz Ano Velho é o primeiro livro de Marcelo Rubens Paiva. Aos vinte anos, ele sobe em uma pedra e mergulha numa lagoa imitando o Tio Patinhas. A lagoa é rasa, ele esmigalha uma vértebra e perde os movimentos do corpo. Escrito com sentido de urgência, o livro relata as mudanças irreversíveis na vida do garoto a partir do acidente. Ele é transferido de um hospital a outro, enfrenta médicos reticentes, luta para conquistar pequenas reações do corpo. Aos poucos, se dá conta de sua nova realidade, irreversível. E entende que é preciso lutar. O texto expressa a irreverência e a determinação da juventude, mesmo na adversidade, e a compreensão precoce “de que o futuro é uma quantidade infinita de incertezas”. Leitura obrigatória do vestibular da UFRGS.
Informações sobre o autor: Marcelo Rubens Beyrodt Paiva é um escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro amplamente reconhecido por suas obras literárias. Nascido em 1 de maio de 1959, em São Paulo, seu pai, o deputado federal Rubens Paiva, foi uma vítima da ditadura militar brasileira. Sua mãe, Eunice Paiva, é um símbolo da luta pela democracia e pela justiça.