
Em maio de 2000, Pindamonhangaba recebia a quarta edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), reunindo cerca de 1.500 atletas de 46 municípios paulistas. A competição aconteceu ao longo de quatro dias e contou com disputas em 11 modalidades esportivas, além de atividades voltadas à integração e valorização da terceira idade.
A cerimônia de abertura foi realizada no ginásio da Associação Atlética Ferroviária. Segundo os organizadores, o principal objetivo dos Jogos era contribuir para mudar a visão sobre o envelhecimento, incentivar a prática esportiva e ampliar a participação social da população idosa. A expectativa era de que o evento também fortalecesse a imagem de Pindamonhangaba como sede de importantes competições esportivas em nível estadual.
As delegações começaram a chegar à cidade no dia da abertura, sendo alojadas em escolas estaduais. As inscrições das equipes ocorreram no Centro Esportivo João Carlos de Oliveira, o “João do Pulo”, que também sediou alguns jogos, junto do Ginásio Manoel César Ribeiro “Quadra coberta” e a Associação Atlética Ferroviária.
A programação incluiu modalidades como bocha, buraco, damas, dominó, truco, atletismo, natação, malha, voleibol e coreografia. Além das competições, o evento contou com apresentações, baile de confraternização e concurso de dança de salão, promovendo a integração entre os participantes.
O encerramento ocorreu com as finais das modalidades e a cerimônia de premiação. Os três primeiros colocados de cada categoria garantiram classificação para a fase final estadual dos Jogos, realizada naquele ano em Guaratinguetá.
Passados 26 anos, a realização dos JORI em Pindamonhangaba permanece como um dos momentos marcantes da história esportiva da cidade, destacando a importância do esporte na promoção da saúde, da qualidade de vida e da integração social da população idosa, algo que a cidade continua como referência.








