Os eventos que sinalizam que o Carnaval 2024 está chegando, começaram. E quem gosta da folia não pode se esquecer de cuidados básicos com a saúde. Mantenha uma alimentação leve, use roupas frescas, protetor solar, beba água frequente e vá a um posto de saúde atualizar a carteira de vacinação.
Antes de enfrentar a maratona de desfiles e blocos ou colocar o pé na estrada, confira alguns cuidados para curtir o carnaval.
1 – Hidratação:
Estamos no verão e, por isso, é preciso ter atenção especial com a hidratação. Para minimizar os efeitos do calor e manter o corpo hidratado, beba muita água, sucos naturais, água de coco e refrescos com frutas frescas como: melancia, melão, tangerinas, laranjas e abacaxi. Atenção: bebida alcoólica não hidrata. Ao contrário, o álcool tem função diurética, ou seja, estimula o organismo a eliminar água através da urina, podendo causar desidratação.
2 – Proteção solar:
Os desfiles de escolas de samba acontecem à noite, mas os blocos, em sua maioria, desfilam durante o dia, sob o sol escaldante do verão. Não deixe de usar protetor solar no rosto e no corpo. Vale, também, usar chapéus e óculos escuros. Além disso, prefira roupas leves e confortáveis.
3 – Alimentação:
Evite alimentos gordurosos e apimentados, prefira aqueles leves, à base de saladas de folhas e legumes, macarrão e carnes magras ou ovos, que fornecem energia para pular muito! Como nessa época o risco de infecções intestinais causadas pelo consumo de água ou alimentos contaminados aumenta, muita atenção com o que for comer na rua. Observe se os alimentos estão acondicionados em lugares próprios e com a higiene necessária.
Além de muita agitação, o calor também é um fator que agrava na hora de curtir, e é preciso se atentar para não ter nenhum problema. Segundo a nutricionista Veridiana Martins de Barros, “antes de sair de casa realize uma refeição reforçada, mas com alimentos leves para aguentar ao longo do bloco ou da festa, prefira carnes magras, legumes e verduras, e também cereais integrais que combine com pratos frios ou na forma de saladas, além dos carboidratos (pão, macarrão, batatas e frutas) para ter energia durante a festa”, disse. Hidrate-se, antes de sair e durante a festa alterne os drinks com um copo de água para evitar a ressaca do dia seguinte e a desidratação durante a festa. Se possível, leve um lanche leve na bolsa. Frutas, barrinha de proteína e mix de nuts são ótimas opções. Veridiana ainda explicou que é bom não se esquecer do protetor solar, “e até acessórios que possam proteger do sol, se expor demais pode levar à queimaduras, além de acelerar a desidratação gerando dores de cabeça e no corpo”, explicou. Atenção à qualidade dos alimentos que possam ser consumidos no meio das festas/blocos, tenha atenção ao consumo em quiosques ou os vendidos por ambulantes que podem estar armazenados inadequadamente. Beba com moderação, são 4 dias de festa, mas o corpo pode demorar a se recuperar se houver exageros. Quando chegar da festa, procure ter uma boa noite de sono para recuperar e recarregar, e no dia seguinte repita as orientações caso vá curtir novamente.
4 – Doenças:
Contatos íntimos como por meio do beijo são uma porta de entrada para vírus e bactérias. Por isso, tenha cuidado, com a transmissão de doenças como gripe, resfriado e herpes. E não esqueça a camisinha! Além da Aids, o uso do preservativo previne a contaminação por outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como a sífilis e hepatites virais (B e C).
5 – Dengue, zika e chikungunya:
Antes de viajar, identifique os locais onde a água pode ficar parada em sua casa. Calhas, declives no terreno e ralos que possam estar entupidos devem ser vistoriados e limpos. O mesmo vale para a caixa d’água e para os recipientes que possam acumular água, como garrafas, potes, latas, pneus, que devem ficar sempre protegidos da chuva.
6 – Vacinação:
Manter as vacinas em dia é sempre importante para garantir a sua saúde e a de quem você ama. Procure um posto de saúde e atualize seu cartão de vacinação.