Foi prorrogado até quinta-feira (29) o prazo de inscrições para a 19ª edição da Escola de Inovadores do Centro Paula Souza (CPS), um curso de extensão gratuito organizado pela Inova CPS. O objetivo é ensinar pessoas com espírito empreendedor a transformar ideias inovadoras em modelos de negócios. Os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site www.cps.sp.gov.br/escoladeinovadores.
Em formato online, o curso tem duração de 40 horas, distribuídas em sete encontros semanais. As aulas são ministradas ao vivo, aos sábados pela manhã, por professores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, que atuam como agentes de inovação. As gravações também ficam disponíveis na plataforma de estudos para acesso posterior dos participantes. No site, é possível conferir o edital e a atualização do calendário.
Entre os temas abordados estão gestão empresarial básica, comunicação e marketing, tecnologia aplicada aos negócios, abertura e manutenção de empresas, inspiração, ideação, prototipagem e a ferramenta de modelagem de negócios Canvas. O participante conta ainda com mentoria para construir seu plano de negócios, com foco em demandas atuais de mercado e características da economia regional.
Para fazer a inscrição, o candidato deve preencher o formulário e indicar a Etec ou a Fatec mais próxima. O público-alvo são alunos, ex-alunos do CPS e demais interessados de todas as idades. Menores de 18 anos devem apresentar autorização de um responsável. Não há limite de vagas. A lista de selecionados será divulgada em 5 de setembro, e as atividades ocorrem entre os meses de setembro e novembro.
Trilha de Empreendedorismo
A Escola de Inovadores é a primeira etapa do programa Trilha de Empreendedorismo e Inovação do CPS, que conta com mais dois estágios. A segunda fase é a Vitrine InovaCPS, em que os 50 melhores projetos do curso são convidados a avançar no desenvolvimento dos seus modelos de negócios, com o apoio de empresários, instituições do poder público e representantes de ambientes de inovação, como incubadoras, parques tecnológicos e espaços de coworking.
As propostas ficam disponíveis no site para serem conhecidas e validadas junto a possíveis clientes e investidores. A terceira e última etapa é o programa intensivo de aceleração AceleraInova CPS, que reúne os 20 melhores participantes da Vitrine, com maior potencial de mercado, para mentorias especializadas na captação de recursos financeiros para alavancar as startups.