
O Conselho Municipal de Saúde (COMUS) realizou, na segunda-feira (5), mais uma reunião no auditório da Secretaria da Saúde, desta vez com a participação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra. O encontro contou com a presença do presidente do COMUS, Alexandre Silva, presidente do Conselho da Comunidade Negra, Benedito Irineu, de conselheiros das duas instituições, da secretária de Saúde, Silvia Mendes, da secretária adjunta de Saúde, Roberta Faria, e outros representantes da Secretaria de Saúde.
Durante a reunião, foram debatidos temas relacionados à saúde da população negra, com foco na criação de políticas públicas para doenças como a anemia falciforme. Como encaminhamento, foi formada uma comissão conjunta entre os dois conselhos, que já tem reunião agendada para uma ação inédita na cidade, onde o presidente do Conselho da Comunidade Negra, Benedito Irineu, aproveitou para convidar os presentes para a Conferência Municipal da Igualdade Racial.
O presidente do COMUS, Alexandre Silva, ressaltou a relevância da parceria. “Foi uma reunião extremamente produtiva. A união entre os conselhos é essencial para construirmos políticas públicas mais inclusivas e eficazes para a saúde da população negra, que precisa estar em foco nas discussões, e essa aproximação é um passo significativo para Pindamonhangaba”.