Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Congresso municipal de Educação aborda ‘diversidade e inclusão’ e reúne centenas de pessoas

O encontro demonstrou um compromisso coletivo com a promoção da diversidade

Pindamonhangaba promoveu, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Herica Veryano Produções, no último dia 30, um evento educacional que reuniu mais de 200 educadores da região no auditório do Centro Universitário UNIFUNVIC. O Congresso Municipal de Educação teve como tema central “Diversidade e Inclusão – O caminho para a prioridade absoluta na infância”.

O evento contou com a presença de educadores de redes públicas e particulares, demonstrando um compromisso coletivo com a promoção da diversidade e inclusão no ambiente escolar. Duas palestrantes compartilharam suas perspectivas valiosas com os participantes.

Terapeuta ocupacional especializada em neurologia, Gabriela Zola abordou a importância da inclusão de crianças com necessidades especiais. Ela destacou estratégias práticas para tornar o ambiente escolar mais acolhedor. A pedagoga mestre em psicologia da educação e doutora em linguística aplicada, Maria Regina Passos ressaltou a diversidade na educação infantil.

Além das palestras enriquecedoras, o Congresso proporcionou um momento de união e celebração através da música, com a participação de Lia Oliveira e Banda. A presença de dois intérpretes de Libras, da NV Libras e Traduções, garantiu que o acesso à informação fosse inclusivo e acessível a todos os participantes.

A secretária municipal de Educação, Luciana Ferreira, explicou que “a reflexão sobre diversidade e inclusão deve ser constante, pois se reporta a falar de relações. E a escola, sendo lugar de gente, precisa discutir e conferir novos significados a essas temáticas. Muitas vezes reproduzimos (pre)conceitos passados como simples ‘brincadeiras’. Limpar as lentes dos nossos óculos sociais que ficam embaçados pelos preconceitos é tarefa periódica de cada um de nós. Portanto, requer que constantemente o aprimoramento, a qualificação para o exercício docente sejam buscados para que as discussões realizadas no cotidiano escolar e as intervenções realizadas sejam assertivas”.

O Congresso Municipal de Educação foi uma oportunidade valiosa para educadores e profissionais da educação se atualizarem sobre práticas inclusivas e trocarem experiências, fortalecendo o compromisso com a diversidade e a inclusão no ambiente educacional.

A diretora de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico, Elaine Prolungatti, disse “agradeço a todos os participantes, palestrantes e colaboradores por tornarem o evento um grande sucesso. A expectativa é que a divulgação e os insights compartilhados continuem a influenciar positivamente a educação na região, promovendo um ambiente escolar cada vez mais inclusivo e acolhedor para todas as crianças”.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
12:17, pm, junho 12, 2024
temperature icon 27°C
céu limpo
Humidity 35 %
Wind Gust: 8 Km/h

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais