Os vereadores do município promoveram na terça-feira, dia 15 de outubro, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a 35ª sessão ordinária de 2024. Na sessão, todos os parlamentares participaram e a Ordem do Dia relacionou mais dois projetos para discussão e apreciação. Os dois documentos oficiais receberam aprovação por unanimidade.
Na sessão, foram aprovados – por 10 votos favoráveis – inúmeros requerimentos (inclusive verbais), moções e diversas indicações apresentadas e lidas durante a plenária.
Feira da Vila
As atividades legislativas foram iniciadas com a análise do Projeto de Lei Ordinária nº 166/2024, do vereador Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola, que “Institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Pindamonhangaba a realização da Feira da Vila”. O projeto foi aprovado.
Com a inclusão no Calendário Oficial de Eventos de Pindamonhangaba, a “Feira da Vila” deverá ser realizada anualmente, em edições comunicadas previamente e nos seguintes locais: Rua Capitão Alfredo César/Beco da Sabesp, Travessa Rui Barbosa, Praça 7 de Setembro e Bosque da Princesa.
De acordo com o artigo 2º, “a Feira da Vila tem como objetivo promover a cultura, o comércio local, a gastronomia, as artes e demais expressões culturais, proporcionando um espaço de convívio e entretenimento para a comunidade, sendo que a organização e execução das edições da Feira ficarão a cargo do Coletivo da Vila”.
O projeto estabelece também que as edições da “Feira da Vila” deverão contar com a participação de artesãos, produtores locais, artistas, músicos, instituições culturais e demais interessados em contribuir para o sucesso do evento.
Na justificativa do parlamentar, “a ‘Feira da Vila’ surge como uma iniciativa que visa não apenas promover a cultura e a diversidade artística, mas também estimular a economia local e fortalecer os laços comunitários”.
“A principal motivação por trás deste projeto é proporcionar à nossa comunidade um espaço dinâmico e inclusivo, onde os moradores poderão explorar e celebrar o que há de melhor em nossa cidade”, observou o vereador. Ele concluiu: “valorizamos profundamente o papel desempenhado pelo Coletivo da Vila, e acreditamos que a sua participação ativa na organização do evento contribuirá significativamente para o seu sucesso”.
Medalha Athayde Marcondes
A seguir, o plenário da Casa iniciou a discussão sobre o Projeto de Decreto Legislativo nº 08/2024, do vereador Norberto Moraes, que “Concede a MEDALHA DE MÉRITO ATHAYDE MARCONDES” e o documento foi aprovado por unanimidade.
Segundo o artigo 1°, “fica concedida a MEDALHA DE MÉRITO ATHAYDE MARCONDES à senhora Auxiliadora R. Toledo, por sua relevante contribuição para a cultura do Município de Pindamonhangaba”.
Biografia
Auxiliadora R. Toledo é licenciada em Pedagogia, em Administração Escolar e Matérias Pedagógicas do Magistério. Possui formação inicial no curso de Letras (Português e Inglês da FIC Cruzeiro), curso de formação em Psicopedagogia e Psicomotricidade do diagnóstico à intervenção pela Faculdade Salesianos de Lorena, e curso de Formação de Professores da Educação Infantil pela UNITAU. É Pós-Graduada em Gestão Escolar pela Fundação Pitágoras.
Auxiliadora é professora aposentada que atuou como Oficial de Escola e na Coordenação para professores de 1ª a 4ª série da Escola Estadual Rubens Zamith, no modelo Escola-Padrão. Também foi professora-orientadora do Projeto Telecurso 2.000 da Escola Estadual Eunice Bueno Romeiro e Rubens Zamith.
Ela atuou como professora substituta na disciplina de Sociologia na Escola Deputado Claro Cesar e como orientadora profissional na Escola Estadual Rubens Zamith no projeto Escola da Família. Foi professora concursada em Campos do Jordão e em Pindamonhangaba.
Auxiliadora representou a Secretaria de Educação de Pindamonhangaba em vários Conselhos, como CMDCA, CMI, CMDM, Núcleo da Polícia Comunitária, PROERD, Amor Exigente e no Projeto Aula Extra, em parceria com a Tenaris/Confab.
Ela também atuou como gestora de EJA de Pindamonhangaba, gestora de unidade escolar e gestora regional de unidades escolares da Prefeitura de Pindamonhangaba por 16 anos.
A docente foi idealizadora, mantenedora e diretora do CEFI “ART Toledo”, que este ano completa 24 anos de história. A escola surgiu de um grande ideal: proporcionar educação de qualidade, com preço acessível para as comunidades periféricas.
Inicialmente, a escola funcionava em várias sedes espalhadas por bairros de Moreira César, mas foi centralizada no Jardim Carlota, onde permanece até hoje, oferecendo turmas da educação infantil e ensino fundamental I e II. A escola é referência no cenário municipal e estadual, alcançando altas pontuações em avaliações internas e externas.
Atualmente, como voluntária, Auxiliadora desenvolve alguns projetos sociais voltados para idosos, promovendo a integração da comunidade no ambiente escolar.