
No dia 26 de agosto, a Unidade Regional de Ensino da região de Pindamonhangaba esteve em São Bento do Sapucaí para participar de uma ação proposta por meio do CNCA – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – que fortalece a parceria Estado-Município.
O Dirigente Regional de Ensino, Luís Gustavo Martins de Souza, e as Articuladoras Regionais do Renalfa – Ana Luiza Andrade, Alessandra Noronha e Lidiane Ferreira – analisaram os índices municipais, retomaram dados e compartilharam boas práticas.
Ao se revisitar o ICA – Índice Criança Alfabetiza – e o IFL – Índice de Fluência Leitora –, foram resgatadas proposições necessárias aos estudantes dos 2º anos, como a prática de leitura oral na rotina escolar e o monitoramento contínuo da aprendizagem. Também foi realizado um diálogo sobre o necessário movimento do 3º ao 5º ano em prol da consolidação do “perfil estudante”, considerando o longo caminho acadêmico que esses alunos ainda percorrerão nos Anos Finais e Ensino Médio.
O Secretário Municipal de São Bento do Sapucaí, João Pedro, e a equipe técnica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais também participaram desse momento de diálogo e reflexão. O desafio é coletivo: melhorar o ICA significa assegurar que cada criança tenha acesso pleno à educação.