A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu no dia 30 de novembro, no Parque da Cidade, o evento “Composta Pinda”. Durante o evento, foi realizada uma oficina sobre compostagem, onde os participantes aprenderam sobre a montagem de composteiras, a seleção dos materiais orgânicos, a manutenção do sistema e a utilização do composto produzido. Além disso, houve um espaço para esclarecer dúvidas sobre o processo.
Após a oficina, 50 moradores foram contemplados com composteiras e kits de compostagem. Os contemplados terão a responsabilidade de utilizar corretamente as composteiras em suas residências e contarão com suporte técnico remoto, podendo tirar dúvidas durante o período do programa.
Rafael Marcondes Marçon, um dos beneficiados, expressou sua satisfação: “Achei muito interessante fazer parte deste programa porque é a oportunidade da gente fazer a nossa parte na questão ambiental. A participação me permitirá realizar a reciclagem do lixo orgânico produzido em casa, além da produção de fertilizante orgânico, que usarei nas minhas plantas e horta.”
A diretora de Programas e Projetos Ambientais e Sustentáveis, Ione de Almeida Barbosa, destacou que nesta segunda edição do programa a procura foi maior, o que reflete o sucesso em alcançar mais munícipes e incentivar a redução do descarte de orgânicos e a conscientização ambiental.
O secretário interino de Meio Ambiente, Alexsander Rosa Carvalho, ressaltou a importância do “Composta Pinda” como uma ação inovadora para reduzir o volume de resíduos e promover a sustentabilidade no município. O programa é um compromisso do município e da população com um futuro mais sustentável.