Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comitiva de Pindamonhangaba participa de seminário em município referência em educação básica

Divulgação. Dr Isael Domingues e o secretário adjunto de Educação Fabiano Vanone, estiveram em Sobral para conhecer a história de sucesso do município

Pindamonhangaba formou uma comitiva para conhecer a história de sucesso na educação básica do município de Sobral, no Ceará. A cidade foi representada pelo prefeito Dr. Isael Domingues, secretária de Educação Luciana Ferreira, secretário adjunto de Educação Fabiano Vanone, diretora do Departamento de Gestão Escolar, Celia Ascenço e gestora regional que atua no Terceiro Setor, Edma Bacelar Silva. O grupo está participando do 49º Seminário sobre a Educação de Sobral, realizado dias 29 e 30 de junho naquele município.


Sobral, localizado no estado do Ceará, tem uma reputação nacionalmente conhecida por seus avanços na área da educação. O crescimento e a qualidade do sistema educacional de Sobral foram reconhecidos e premiados em diversas ocasiões.


Para acompanhar o desempenho do sistema educacional de uma cidade, é comum utilizar indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O IDEB é calculado com base nas taxas de aprovação escolar e no desempenho dos estudantes em avaliações padronizadas, como a Prova Brasil.
“Sobral é um dos municípios referência em educação pois apresentou um salto qualitativo em duas décadas, saindo da posição 1633 para a primeira, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). É importante podermos conhecer práticas que impactam positivamente na aprendizagem para que possamos reconhecer o que eles vêm fazendo e o que é possível, considerando a realidade do nosso município, para dar melhores condições para os profissionais da educação, para os alunos, enfim, como podemos otimizar os recursos tendo em vista a melhoria do processo educacional em nossa cidade”, explicou a secretária de Educação, Luciana Ferreira.


Segundo os dados disponíveis, Sobral apresentou um crescimento significativo no IDEB ao longo dos anos. Em 2019, o município atingiu a média de 8,8 pontos no IDEB do Ensino Fundamental I, ultrapassando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. No Ensino Fundamental II, o IDEB alcançou a média de 5,8, também superando a meta.


Esses números refletem o comprometimento da cidade de Sobral em garantir uma educação de qualidade para seus estudantes. O sucesso do município pode ser atribuído a diversos fatores, como investimentos em infraestrutura escolar, formação de professores, gestão educacional eficaz e implementação de metodologias pedagógicas inovadoras, como a educação maker. Tais esforços têm contribuído para melhorar os indicadores educacionais e proporcionar mais oportunidades para os jovens de Sobral.


Além do seminário, a comitiva de Pindamonhangaba pôde conhecer in loco as melhorias estabelecidas em Sobral, como a escola de formação de professores na Universidade Federal do Ceará.
Na escola de formação de professores, estamos tendo a oportunidade de conhecer um laboratório de maker, que é um conceito de que a vida é prática, a gente vive com ação. Um bom momento para gente poder entender como ensinar os nossos alunos uma nova tendência de educar fazendo, com participação, cooperação, com métodos associativos e podendo ter criatividade. Essa visita está sendo muito inspiradora e nos mostrando muitos cases de sucesso que podremos implementar com nossos estudantes de Pindamonhangaba”, avaliou o prefeito Dr. Isael Domingues.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
20:24, pm, junho 22, 2024
temperature icon 18°C
nublado
Humidity 69 %
Wind Gust: 5 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais