Buscando intensificar as ações de direitos humanos baseadas em experiências desenvolvidas na Europa, o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, esteve reunido em Barcelona com a diretora de Serviços e Direitos da Cidadania Anabel Rodrigues Basanta para tratar de várias pautas, em especial do combate ao racismo, já que Pindamonhangaba foi a primeira cidade do Estado de São Paulo a aderir o Pacto Global de Cidades Antirracistas. Além disso, o Pacto conta com representantes de vários países e Barcelona já vem atuando com destaque, sendo a diretora uma das palestrantes da Conferência do Observatório Internacional de Democracia Participativa (IODP) no Rio de Janeiro, onde Pindamonhangaba também esteve representada.
Durante o encontro, a Diretora espanhola conversou virtualmente com as diretoras Cidinha Pedroso (Direitos Humanos), Luciana Simonetti (Mulher e Família) e Leticia Souza (Pessoa com Deficiência) e, em breve conversa, trocaram experiência a respeito das ações desenvolvidas em comum. A pedido do secretário João Carlos Salgado, outros encontros virtuais serão realizados com o objetivo de troca de ações e experiências desenvolvidas nas duas cidades, dentro do projeto de cidade humanizada.
A agenda ocorreu paralelamente à Smartcity Expo Word Congress, a maior feira tecnológica do mundo e da qual o secretário João Carlos Salgado participou e discutiu várias pautas de direitos humanos, atendendo solicitação do prefeito Isael Domingues que, mesmo durante a viagem já se reuniu com o secretário, no sentido de que outras políticas públicas sejam efetivadas em Pindamonhangaba.
Em busca de políticas públicas efetivas, prefeito e secretário de Direitos Humanos visitam Oficina por La No Discriminación, em Barcelona
O prefeito Isael Domingues e o secretário de Direitos Humanos João Carlos Salgado visitaram a Oficina por La No Discriminación de Barcelona e foram recebidos pelo coordenador Albert Fages, que fez uma explanação das atividades desenvolvidas no local, que atende a população em todas as questões relacionadas a direitos humanos e qualquer tipo de discriminação, seja por racismo, etarismo, xenofobia, homofobia ou outro tipo de ação. O encontro ocorreu a pedido de Anabel Rodriguez Basanta, Diretora de Serviços e Direitos da Cidadania.
No encontro, o prefeito Isael Domingues destacou que Pindamonhangaba é uma das poucas cidades do Estado que possui uma secretaria voltada para ações efetivas da defesa de direitos humanos e que tem cobrado uma atuação efetiva do secretário sempre em busca de políticas públicas que possam beneficiar diretamente a população de Pindamonhangaba. Ele apresentou um resumo de algumas das atividades implantadas e que estão sendo desenvolvidas desde a criação da secretaria, com combate ao racismo, política de reparação da medalha olímpica de João do Pulo em Moscou, ações de prevenção à violência contra a mulher com destaque para a efetivação da Patrulha Maria da Penha, que ocorrerá ainda neste ano, ações voltadas para pessoa com deficiência, como balada inclusiva, atendimento odontológico, busca de empregos, entre muitas outras.
O diretor fez questão de cumprimentar o prefeito e o secretario e entregar todo o material desenvolvido na oficina e que, por determinação do prefeito Isael Domingues, algumas ações poderão ser implantadas brevemente em Pindamonhangaba. “Muito produtivo esse encontro, precisamos abrir nossa mente, buscar novas experiências e nisso o secretário João Carlos Salgado vem seguindo nossa determinação para que nossa cidade seja cada vez mais humanizada, também voltada para as pessoas”, destacou o prefeito que, juntamente com seus secretários, desenvolveu várias agendas paralelas e nos finais de semana, buscando sempre o desenvolvimento da cidade em todos os sentidos.