
O Grupo Educacional Bom Jesus completou 129 anos no dia 11 de maio. É um centenário e mais quase três décadas de história dedicados à formação de crianças e jovens, em cinco estados brasileiros. Ao longo desse tempo, o colégio vem reforçando sua missão de construir uma educação integral, inspirada nos valores e virtudes de São Francisco de Assis, em um ambiente que preza pelo cuidado físico e emocional de seus alunos, professores e funcionários.
“Buscamos diariamente cultivar e incentivar o amor, o respeito e a humildade em cada uma de nossas ações, para que essas ideias ecoem e reverberem por toda a nossa comunidade. É importante relembrarmos que São Francisco de Assis nos deixou muitos exemplos de ser e de viver, e é nesses ideais que nos inspiramos para a formação de uma sociedade melhor”, destaca o presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei João Mannes.
O Frei também lembra do ensinamento do Papa Francisco, referindo-se ao Pacto Global por uma educação integral e humanizadora. “Nós, encorajados pelo Pacto, reafirmamos nosso compromisso de trabalhar em conjunto: família, escola e sociedade, para que juntos possamos formar seres humanos conscientes de seu papel no mundo”, afirma.
Um dos projetos desenvolvidos pelo grupo educacional é o Virtudes e Atitudes, que já acontece há mais de 20 anos. No Colégio Bom Jesus, por exemplo, a cada série os professores trabalham uma virtude com seus alunos, sendo as principais: amor, confiança, diálogo, disciplina, fraternidade, gratidão, humildade, perseverança, prudência, respeito, sabedoria, solidariedade e união. Essa é uma iniciativa que envolve alunos, familiares, professores e sociedade em uma partilha de conhecimento e consciência de responsabilidade social.
A Amorografia é mais um conceito exclusivo do Colégio Bom Jesus e faz parte do dia a dia. É a junção dos três pilares que sustentam a formação dos alunos: a educação de excelência, a formação socioemocional e os valores franciscanos. “A educação de excelência é fundamental para o desenvolvimento pessoal e profissional; a formação socioemocional faz nossos alunos desenvolverem autonomia, empatia e resiliência; e os valores franciscanos moldam o caráter dos nossos estudantes e os preparam para servir ao próximo com todas as suas potencialidades”, resume Frei João Mannes.
Outra iniciativa é o projeto Bom Jesus Social, que tem como objetivo principal educar para o humanismo solidário, formar profissionais comprometidos com o meio social em que estão inseridos e contribuir para uma constante interação entre teoria e prática.
“A cada ano que passa, somamos motivos para agradecer a confiança e o apoio dos estudantes, das famílias, dos educadores, dos funcionários e de toda a comunidade que nos acompanha e acredita na nossa missão de ensinar com propósito para uma formação integral”, destaca o diretor-geral do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos.