Aconteceu neste último sábado, dia 15 de junho, nas dependências do Clube de Xadrez “Josino Rezende” de Pindamonhangaba, Curso Oficial de Arbitragem de Xadrez, ministrado pelo Árbitro FIDE (Federação Internacional de Xadrez) Érick Alexandre Moreira Ramos.
O curso foi realizado para um grupo selecionado de participantes, sendo 4 integrantes do Clube de Xadrez, Gerson Britto Ataíde, Gieds Nogueira Cabral, Mateus Pereira da Silva e Robson Daniel Paiva Miranda, uma professora da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Thaís Pereira de Lima e dois enxadristas convidados do município de Taubaté, Carolina de Souza Santiago Vieira e Paulo Roberto Germano.
O curso é homologado pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e possui 16 horas totais, divididas em 10h de vídeo aulas, 4h de aulas presenciais e 2h de avaliação. Pode ser realizado por qualquer pessoa interessada, porém é recomendável que tenha conhecimentos de xadrez.
Há cinco categorias de árbitros no Quadro de Árbitros da CBX: I – Árbitros auxiliares (AA), aprovados pela CBX; II – Árbitros regionais (AR), aprovados pela CBX; III – Árbitros nacionais (NA), aprovados pela CBX; IV – Árbitros FIDE (AF), homologados pela FIDE; e V – Árbitros Internacionais (AI), homologados pela FIDE.
O curso realizado no Clube de Xadrez foi destinado para a formação de Árbitro Auxiliar (AA) e pelo regulamento de Árbitros da CBX, esses futuros árbitros podem atuar apenas em competições da UF em que são cadastrados.
Há uma grande escassez de árbitros de xadrez atuantes no país, o que dificulta as contratações para tradicionais competições do Estado de São Paulo, como Jogos Regionais, Jogos Abertos, Jogos dos Idosos, etc.
O curso deverá contribuir para a ampliação deste quadro reduzido de profissionais de arbitragem de xadrez e certamente também para a melhoria do nível técnico do xadrez no município, pois a ênfase do curso está nas Leis de Xadrez da FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e sendo conhecedor destas leis, qualquer pessoa, seja ela enxadrista, pai de jogador ou professor, torna-se apto a posicionamentos e entendimentos corretos em situações adversas que possam ocorrer em um evento da modalidade.
O curso foi custeado pela prefeitura para os participantes de Pindamonhangaba e como contrapartida, os atletas se comprometeram a colaborar na arbitragem de eventos de xadrez promovidos pela Secretaria de Esportes e pelo Clube de Xadrez, como o Circuito Municipal de Xadrez, seletivas para Jogos Municipais dos Idosos, etapas do Circuito Vale Paraibano de Xadrez.
O Clube de Xadrez “Josino Rezende” de Pindamonhangaba está localizado na praça Melvin Jones, 56, Chácara Galega ao lado do ginásio de Esportes “Quadra Coberta”.