
Mais um encontro do Clube de Leitura “Fala Mulher”, idealizado por Angelita Claudino e Carmen Pamplin, estará acontecendo nesta sexta-feira, dia 18 de julho, às 19h, na sala de exposições do jornal Tribuna do Norte, no shopping Patio Pinda.
O projeto, realizado em parceria com o jornal Tribuna do Norte, promove encontros mensais com mulheres de Pindamonhangaba para a troca de experiências por meio da literatura.
Neste encontro, a autora Vanessa Alves Costa de Macedo será a convidada para falar de sua trajetória como escritora. Vanessa iniciou sua carreira como escritora em 2022 e após a maternidade, descobriu o dom de escrever histórias após muitas noites de contação de história para sua pequena filha.
No livro O Despertar, seu primeiro livro, Vanessa conta a História de Dona Lagarta e sua amiga Jasmim (personagem inspirada na sua filha Yasmin). Vanessa conta que a história é para todas as idades. No decorrer da história a lagarta sonhava em se tornar uma linda borboleta, mas achava que para sempre seria lagarta. Na história acontece então esse despertar! Vanessa relata que a lagarta somos nós, em busca de alçar voos.
Vanessa vai lançar um novo livro (Amor de Vô), no próximo domingo, dia 20 de julho, às 15h30, também na sala da Tribuna do Norte, abordando dessa vez as experiências e memórias afetivas vividas por sua filha com seus avós.
Especializada em Educação Infantil e Letramento. Pós-graduanda em Psicologia Infantil. Fundadora do “Espaço Despertar” – Centro de desenvolvimento Pedagógico e Psicopedagógico –, que tem como lema “Alçar voos, transformar vidas.” Vanessa participa de vários projetos sociais em sua cidade, atualmente é Coordenadora Pedagógica no Colégio Interativo COIN na cidade de Pindamonhangaba. Escreve semanalmente dicas Psicopedagógicas para o Jornal Tribuna do Norte e é apresentadora do Programa de TV “Despertar em Família” na TV RVC, canal 8 da Net, que abrange as cidades de Pinda e Taubaté.
Será abordado o tema da Biblioterapia com participação especial da fisioterapeuta Dra. Anna Victoria.
O “Fala Mulher” é um espaço de escuta, troca e empoderamento feminino, com foco na leitura de autoras mulheres e na valorização de contos, crônicas e poesias. Desde sua criação, em agosto de 2024, o clube já recebeu autoras locais e reuniu dezenas de participantes. Uma das leitoras afirmou: “Aqui encontrei minha rede de apoio em Pindamonhangaba”.