Os alunos da rede municipal de ensino de Pindamonhangaba deram início ao ano letivo de 2024 com o retorno às aulas no dia 5 de fevereiro. Este ano são 14.990 estudantes divididos em 23 CMEIs e 41 escolas. As unidades de ensino prepararam atividades especiais e painéis de boas-vindas. De acordo com a secretária de Educação, Luciana Ferreira, cada unidade teve a liberdade de criar sua recepção. Algumas utilizaram cartazes, outras faixas, quadros, além de ações diversificadas no pátio da unidade ou em sala de aula.
E você, também já retornou às aulas?
Às vezes, o medo e insegurança são algumas das emoções que precedem a volta às aulas. Esses sentimentos são normais e comuns em várias idades! Afinal, as crianças precisam lidar com novos professores, novos colegas e um ambiente novo, além dos novos conteúdos a serem aprendidos! Pois é, mudanças geram preocupação. Entretanto, é importante saber falar sobre elas. Pensando nisso, temos algumas dicas para você ficar tranquilo neste retorno.
Voltem aos poucos para a rotina:
Durante as férias, é comum que a rotina diária mude. Vamos dormir mais tarde e também acordamos mais tarde, não é mesmo? E acabamos por acostumar nosso corpo com essas pequenas mudanças!
Por isso, a transição para os horários escolares deve ser feita de forma gradual. Uma boa dica é tentar ir para a cama mais cedo e também despertar mais cedo alguns dias antes da volta oficial à escola. Assim, o retorno será mais tranquilo e menos estressante!
Faça um checklist:
Com seu pequeno ou pequena, organize a escrivaninha e suas gavetas. Tire tudo o que não será mais utilizado e deixe espaço livre para os novos materiais. Além disso, se possível, reserve um local exclusivo para estudo, que seja confortável e agradável.
Também confira se sua mochila está nos conformes, checando ainda cada material como cadernos, lápis e livros. Por fim, convide a criança para conferir seus uniformes e utensílios como lancheira, estojo, lápis e borracha.
Defina uma rotina de horários:
Crie uma rotina de horários junto com as crianças, antes mesmo de tudo recomeçar. Nela, deverão ser considerados também os momentos de lazer, como os momentos de leitura, de visitas aos parques, ao cinema e para a casa de amigos.
Inclua, ainda, os horários de aulas na escola e atividades extracurriculares, como o inglês, a aula de música e outros esportes. Isso ajudará seu pequeno ou pequena a se localizar ao longo do ano!
Mantenha contato com os velhos e novos amigos:
É importante deixar claro que, mesmo que seu pequeno tenha mudado de escola ou de classe, ele ou ela poderá manter contato com os antigos amigos. E conhecer novas pessoas também é muito benéfico!
É normal que, no começo, as crianças fiquem um pouco deslocadas em uma nova escola, por exemplo. Mas aos poucos, elas irão encontrar novos colegas com os quais se identificam.