Na terça-feira, dia 05 de março, ocorreu no Plenário Dr. Francisco Romano de Oliveira, da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, a Sessão Solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. O evento foi instituído pelo Decreto Legislativo nº 5/1995 e solicitado pelo Requerimento nº. 233/2024, de 08 de fevereiro de 2024, de autoria da vereadora Regininha, que presidiu a solenidade. A sessão contou com a presença dos Vereadores: Felipe Guimarães, José Carlos Gomes – Cal, Rogério Ramos, Júlio César Carneiro – Julinho Car, Renato Nogueira Guimarães – Renato Cebola, Gilson Nagrin, Marco Mayor e Herivelto Vela.
Participaram da mesa Diretora da sessão o Presidente do Legislativo vereador Norberto Moraes, o Prefeito de Pindamonhangaba Dr. Isael Domingues, a Diretora da Mulher Luciana Simonetti, representando o Secretário da Família, Mulher e Direitos Humanos João Carlos Salgado, a Presidente do Conselho Municipal da Mulher Sandra Graziela Hilario dos Santos Pereira, a Coordenadora do Grupo de Mulheres “Rainhas do Reino” Fabiana Araújo dos Santos e a Oradora Oficial da Sessão Dra. Andréa de Azevedo Gonçalves.
Na oportunidade, onze mulheres de diversos segmentos da comunidade foram homenageadas: Margarida da Silva Ribas, Juscelina Amariz Menezes, Maria Alexandre de Oliveira Santos, Thais de Almeida Morão Schiavon Alves, Mercedes Verengue Moya, Silvana Vasconcelos dos Santos Manfredini, Cláudia Maria Vieira Domingues, Ana Lucia Gomes Araujo, Adriana Cristiano Soares, Regina Célia Daniel Santos e a Capitã PM Lucimeire Jeronymo, que não pôde comparecer por estar realizando a passagem de comando e de posto a Major da Polícia Militar.
A Vereadora Regininha fez a saudação inicial e em seguida a apresentação musical da cantora Amanda Lima acompanhada pelo violonista Bruno.
Oradora oficial: Todas são importantes
A Oradora Oficial Dra. Andréa de Azevedo Gonçalves agradeceu o convite e destacou que: “Estamos aqui para homenagear todas as mulheres que dia após dia com a força de seu trabalho, com sua luta, edificam uma família, um bairro, uma cidade, um país e o mundo”, concluiu.
Todas as homenageadas, assim como a oradora oficial, tiveram sua biografia lida pelo Vereador que as indicou, seguida da entrega de um Diploma de “Honra ao Mérito”.
A Presidente do Conselho Municipal da Mulher, Sandra Graziela Hilario dos Santos Pereira, homenageou as grandes mulheres da história de Pindamonhangaba e completou com a importância da conscientização no Dia Internacional da Mulher. “Essa data foi instituída pela ONU, é uma data de comemoração mas também de conscientização dos direitos da mulher. O Conselho da Mulher está presente aqui hoje para que a gente se lembre disso constantemente. Homenagens são bonitas porém essa data foi um momento muito triste que nós mulheres passamos na história”, concluiu Sandra.
A Diretora da Mulher, Luciana Simonetti, discorreu sobre a luta em prol da mulher. “Para mim enquanto Diretora da Mulher em Pindamonhangaba a melhor maneira de comemorar é trabalhando e lutando por cada uma de nós. Espero que a cada dia 8 de março possamos ter mais ações concretas para destacar e comemorar. E cada vez mais mulheres ocupando todos os espaços, lugares e posições que assim desejarmos”, falou Luciana.
O Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Norberto Moraes apontou a importância das mulheres e da vereadora Regininha para a Casa. “Gostaria que todos observassem a diferença que está o plenário, todo florido, um jardim. Vocês fazem a diferença em nossas Vidas. Quero parabenizar a todas as homenageadas e dizer que a Câmara Municipal, nesta legislatura, apoia muito a questão e os assuntos da mulher. A Regininha representa muito bem e faz esse trabalho muito bem e nós, na maioria dos vereadores, apoiamos os projetos da vereadora no combate à violência à mulher. Então sintam-se todas bem acolhidas e dizer que senhora representa muito bem as mulheres da nossa cidade.”, concluiu Norberto.
O Prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, completou com a importância da Secretaria da Mulher. “Nós criamos uma secretaria que cuida dos direitos das pessoas e dentro tem uma parte que cuida especificamente da causa da mulher. Para fazer com que as pessoas tenham direitos iguais em uma sociedade machista que na maioria das vezes não deixa as mulheres assumir um papel de protagonismo”, acrescentou Dr. Isael.
Ao encerrar a solenidade, a Vereadora Regininha agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância das leis. “E Lembrando a vocês que todas as leis que foram elaboradas em favor da mulher, não é contra o homem. É um alerta para os homens. Então nós não somos contra os homens, não é esse o objetivo das leis. Prezamos pela família, pelos pais, pelos filhos. Estamos sempre pensando no melhor para as mulheres,” concluiu a parlamentar.