Educadores, pais de alunos, dirigentes e autoridades estiveram reunidos nesta quinta-feira, dia 19 de setembro, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” para a promoção e realização da Sessão Solene alusiva à celebração da 14ª Semana da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba. A solenidade foi realizada por força da Lei Municipal nº 6.679/2023 e do Requerimento nº 2.255/2024, de autoria dos vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esporte. Em conjunto com o Comitê da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba, na oportunidade, o Poder Legislativo condecorou, com Diplomas de Honra ao Mérito, aqueles que se notabilizaram na difícil, honrosa e grandiosa arte de ensinar, educar e formar os cidadãos que construirão o nosso País e dignificarão o nosso Estado e nossa cidade.
Presidida pelo vereador Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Professor Felipe Guimarães, a Mesa Diretora teve a participação da Secretária de Educação do município, Luciana de Oliveira Ferreira (que representou o Prefeito Dr. Isael Domingues); da Diretora Pedagógica de Pindamonhangaba, Edma Cardoso Bacelar Silva; do representante da Diretoria Regional de Ensino da cidade, Ricardo Santos Salles; do representante da UNIFUNVIC, Aguinaldo Palhari; do Orador Oficial da sessão, Filósofo e Pedagogo Mestre Robson René dos Santos; e da Presidente do Comitê da Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba, Simone Souza Lima Tomé Braça. Além do vereador Professor Felipe Guimarães, os vereadores José Carlos Gomes – Cal e Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car também participaram do evento.
A abertura dos trabalhos aconteceu com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba, e logo em seguida a saudação do presidente da Mesa, vereador Professor Felipe Guimarães. Ele ressaltou a importância da sessão e do trabalho do Comitê da Mobilização Social pela Educação. “Esse trabalho do Comitê merece todo nosso respeito por envolver a comunidade escolar e a sociedade”, afirmou. Na sequência, a Presidente do Comitê, Simone Braça, também falou sobre a importância da educação. “As escolas estaduais, municipais e os projetos sociais agregam valor à educação na forma como é feita a participação de todos os envolvidos. Isso é ser um braço da educação e, por isso, rendo a minha gratidão a todos vocês que enxergam a educação como mola transformadora da sociedade.”
Logo em seguida, a presidência da Mesa concedeu a palavra ao Orador Oficial da sessão solene, Filósofo e Pedagogo Mestre Robson René dos Santos. Ele abriu seu pronunciamento afirmando que a educação é tudo numa sociedade. “Eu me alegro em ver os índices educacionais desta cidade. É a educação que dá certo, pois diretores, gestores, pais e alunos estão empenhados para uma educação cada vez melhor”, frisou. Para o orador oficial, “gente que se importa é gente que está nesta vida para brotarem a educação e que continuemos nos importando. É gente que faz com que situações adversas se virem a nosso favor. Nos importamos com todos, e com humildade queremos também aprender. Que continuemos nos importando, educando com amor, envolvendo todos os participantes que compõem essa riqueza que é a educação de uma cidade.”
A concessão das “honrarias, homenagens e da gratidão” aos nossos mestres, aos pais e empresas parceiras foi o momento mais significativo da sessão solene. Receberam honrarias as seguintes entidades e órgãos públicos educacionais: E.E. Prof. Rubens Zamith; E.E. Bem Viver; E.E. Professor José Wadie Milad; E.M. Felix Adib; E.M. João Kolenda Lemos; CMEI “Marli Lemes de Moura Camargo”; Projeto Reinvente – Fundo Social de Solidariedade – Grupo de Hip Hop/Grupo Dancing Soul; Projeto Instituto Vôlei Mania e Escola de Educação Infantil COIN Junior – Projeto “Pindamonhangaba, minha cidade tem história”.
Após as homenagens, a cerimônia foi encerrada pelo presidente da Mesa, vereador Professor Guimarães, que reafirmou sua alegria e satisfação em receber autoridades, educadores, gestores e pais de alunos numa tarde em que a “educação mais uma vez provou ser o melhor caminho para uma sociedade mais fraterna e igualitária.”