Três artesãos de Pindamonhangaba estão se preparando para representar a cidade no ‘Revelando SP’, o maior festival da valorização da cultura tradicional paulista. Felipe Callipo, Ana Maria Barros e Regina de Assis estarão no festival, que acontece na capital paulista entre os dias 12 e 15 de setembro.
Eles irão mostrar seu trabalho em barulho caipira, bonecas de pano, crochê e imagens sacras de barro durante o evento, que já conta com a presença confirmada dos artistas Almir Sater e Os Originais do Samba. Com entrada gratuita, o festival vai reunir mais de 142 participantes, representando 88 municípios de 12 regiões paulistas. Serão 20 stands de artesanato e 44 de culinária, além de 28 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas, com música, dança e muito mais.
O ‘Revelando SP’, que já teve mais de 55 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o ‘Revelando SP’ é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.
Na culinária, o festival sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições.
Os artesãos levam ao festival esculturas produzidas nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas. As expressões artísticas se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.