Quem passa pela travessa Rui Barbosa, na região central de Pindamonhangaba, vai parar para admirar o trabalho de Reginaldo de Almeida da Luz – de nome artístico BK –, o responsável pela arte em um grande muro. A produção do painel é resultado de uma parceria entre o Café Conceito e a Pinda Rural Imóveis. O mural exibe o sabor de um bom café e também celebra o trabalho do homem do campo, embelezando o local.
Nascido em Taubaté, o artista começou sua trajetória ainda na infância, participando de concursos e cultivando o hábito de desenhar: “Via muito meu pai desenhando peças para depois construir e eu reparava também na parede do quarto do meu irmão, onde tinha rabiscos que ele copiava de um livro que ensinava a desenhar. Acompanhava muitos desenhos na televisão, procurando copiá-los, especialmente os Cavaleiros do Zodíaco. Posso dizer que a vida me inspira”, explicou BK.
BK já participou de exposições, oficinas e palestras, e hoje possui sua própria galeria, a OITENTA7. Sempre buscou ser versátil artisticamente, estudando e pesquisando diversas vertentes da arte visual, com foco na arte urbana através do spray. Seus contratos artísticos frequentemente envolvem a criação de murais, com destaque para murais enormes, como o que está sendo produzido no centro da cidade.
“Houve um período na minha trajetória em que deixei de lado os desenhos e a arte em si. Mas, como a arte me escolheu, fui abraçado novamente por ela e hoje vejo que não vivo sem arte. Sempre procurei empreender com a minha arte, e há 5 anos vivo dela”, contou o artista. Ele ainda afirmou que enxerga os obstáculos como desafios a serem enfrentados com paciência e persistência.
Sobre como ele vê e como espera que as pessoas vejam sua arte, BK disse: “Vejo a minha arte como um transmissor de sensações e espero uma conexão do público com ela, que eu possa transmitir um sentimento bom, um sorriso e até uma mudança na rotina”. Quando solicitado a dar um “spoiler” sobre o mural que está desenvolvendo, BK revelou: “Consiste em uma temática rural e no cultivo do café”.
Quanto aos orçamentos, o artista busca cobrar o justo para ambas as partes, propondo uma arte e material de qualidade, levando em consideração a medida da área, uma foto ou vídeo, a localização e a ideia do projeto a ser executado. Ele realiza também uma visita técnica e, em certos casos, o grau de dificuldade artística pode influenciar no preço. Para mais informações, confira o Instagram do artista: @oitenta7_.