Um aroma verde e canforado com fundo herbal, vindo da cozinha, invadiu o ar. Na hora, me veio à mente uma casinha pequena cercada por um gramado verdinho. À esquerda, uma árvore mimosa com suas flores plumosas, amarelinhas e luminosas. Do lado direito, um caramanchão de primavera florida. Tudo isso sob um céu azul. Fogão de lenha, panelas de ferro, pão assando no forno.
Ao longe, um campo onde brotavam arbustos de alecrim que enfeitavam a paisagem. Sou despertada do meu devaneio com o chamado de minha mãe, convocando para o lanche da tarde. Mesa posta e, nela, uma apetitosa Focaccia saída do forno. O aroma delicioso e único no ar era de dar água na boca, vinha da Focaccia assando.
Aqui cabe uma explicação: Focaccia é um pão achatado, típico da Itália, mais precisamente de Gênova. É bem macio e suave, geralmente coberto com sal grosso, azeite, alecrim e tomate-cereja. Mais uma vez sou levada a devanear. Ao saborear um belo pedaço da Focaccia, sou transportada para Gênova, na Piazza De Ferrari. Diz a lenda que “ir a Gênova e não provar sua deliciosa Focaccia equivale a não ter estado lá”.
Desperto mais uma vez, e o aroma continua no ar.