
Os fãs da série da Discovery “Aeroporto: Área Restrita” conhecem bem o agente da Receita Federal Nelson Saldanha. Porém, o que muitos não sabem é que o analista tributário é de Pindamonhangaba.
Nelson Saldanha participa da série de televisão desde a terceira temporada.
Para falar sobre seu ingresso e trajetória numa das carreiras mais disputadas do país e da sua recente notoriedade após sua participação na série de televisão, Saldanha esteve na Sala Tribuna e conversou com a jornalista Aiandra Mariano, no último sábado (12).
Atuando desde 2014 no maior aeroporto do país, o Internacional de São Paulo, em Guarulhos, Saldanha e seus colegas de trabalho se tornaram as faces mais conhecidas do trabalho da Receita Federal no controle aduaneiro e ajudaram a desmistificar a atuação da instituição dentro dos aeroportos do Brasil.
O analista revelou que sua decisão de seguir a carreira pública surgiu em um momento de incerteza profissional. “Foi durante a faculdade, que um amigo de república me falou sobre o concurso público da Receita. Na época, eu cursava Economia e não havia muitas perspectivas no setor privado. Então resolvi estudar com foco total. Com esforço e dedicação, consegui ser aprovado”, contou.
Desde então, Nelson tem desempenhado um papel essencial no combate ao contrabando, tráfico internacional e outras irregularidades que envolvem passageiros e cargas que entram e saem do Brasil. Essa rotina ganhou visibilidade nacional com a série Aeroporto: Área Restrita, produção que mostra os bastidores do trabalho da Receita Federal no Aeroporto de Guarulhos. Com seis temporadas já lançadas e uma sétima a caminho, a série se tornou um sucesso de público.
“É muito curioso ver o quanto a série impactou a percepção das pessoas sobre nosso trabalho”, disse Nelson. “Isso é muito legal, porque estão aprendendo mais sobre a legislação e o papel de fiscalização da Receita, entendendo o que é permitido ou não carregar na bagagem, e tudo isso no conforto do seu lar, no lazer, de uma forma leve.”
Para ele, o programa se tornou uma ferramenta de conscientização e educação. Além da notoriedade, Nelson afirma que o reconhecimento do público tem sido um reflexo positivo da dedicação que ele e seus colegas aplicam diariamente no exercício da função pública. “Não é uma rotina fácil, mas é fundamental que nosso trabalho seja exercido com seriedade e rigor. Somos muito comprometidos e, quando as pessoas entendem isso, nosso trabalho também fica um pouco menos complexo”.
Atualmente, até por conta do trabalho, Saldanha não mora mais em Pindamonhangaba, mas sempre que tem uma folga, ele visita a terra natal. “Minha família toda vive aqui. Então, no meu tempo livre sempre venho para cá”.
Nova Temporada
“Aeroporto: Área Restrita” é uma série de televisão, produzida pela Discovery. Ela acompanha o trabalho da Receita Federal e da Polícia Federal em aeroportos, mostrando suas operações, com foco em apreensões e investigações de crimes como contrabando e tráfico de drogas.
A série, que estreou no Brasil em 2017, já teve seis temporadas e está disponível na Max e no Discovery Channel.
A série ganhou popularidade por mostrar o cotidiano dos agentes e auditores fiscais, tornando-os figuras conhecidas do público. Ainda não há data para a estreia da sétima temporada, mas deve ser ainda este ano. As gravações aconteceram no final de 2024 e início de 2025, e acompanharam o trabalho de Saldanha e seus colegas durante três meses.