A Academia Pindamonhangabense de Letras (APL) Jovem é uma ideia que vem sendo amadurecida há algum tempo em nossa cidade, mas que já tem vários jovens realizando ações de apoio à leitura.
Uma dessas ações aconteceu no fim do mês de agosto, no Bosque da Princesa, onde um grupo de jovens participou do Projeto “De Mão em Mão”, por meio de uma parceria com a Biblioteca de Pindamonhangaba, que incentiva a leitura.
Para Cecília Del Olmo, à frente da APL Jovem e filha da acadêmica e diretora de eventos da APL, Jucélia Batista, “o maior objetivo da APL Jovem é incentivar crianças e jovens a participarem do mundo da leitura e da cultura, realizando encontros, debates e clubes literários. A primeira ação, juntamente com a biblioteca, foi uma doação de livros”, explicou Cecília.
Rhosana Dale, presidente da APL, ressaltou que “muitos de nossos membros acadêmicos são professores e acabam reconhecendo em seus alunos alguns que mais se destacam dentro da literatura”. Ela também destacou o imenso valor da importância de um professor comprometido tanto dentro quanto fora da escola.
A APL está de braços abertos para receber esses jovens sob a orientação de uma equipe de acadêmicos que dará o suporte necessário a esse grupo que está se iniciando. “Muitos desses jovens já estão se movimentando, mas esta iniciativa está aberta à participação de jovens de todo o município que desejem fazer parte”, enfatizou a presidente.
Outra ação da APL Jovem será organizar um grupo de estudos que vai se reunir, em local, dia e hora ainda a serem definidos, para estudar a obra de Monteiro Lobato.