Com o início do ano chegam novos planos, novas esperanças e também novas despesas. Entre matrículas, materiais escolares, IPTU e IPVA, a organização financeira torna-se a chave para evitar imprevistos e começar 2025 com o pé direito. Além disso, realizar um bom planejamento financeiro pode proporcionar inúmeros benefícios, como a liberdade e autonomia sobre as contas.
De acordo com a consultora financeira pessoal e comportamental da Cooperemb, Daniela Godinho, para começar a se planejar financeiramente, alguns passos são indispensáveis. “O primeiro passo é realizar um levantamento completo das suas finanças, analisando receitas e despesas fixas e variáveis. Em seguida, montar um orçamento utilizando planilhas ou aplicativos para detalhar despesas e alocar recursos”, pontua, acrescentando outras recomendações.
“Caso ainda não tenha, criar um fundo de emergência pode ser fundamental para priorizar a segurança financeira e estar pronto para lidar com imprevistos. Outra dica é planejar os grandes gastos como IPTU, IPVA e matrícula escolar, além de definir quais gastos são essenciais, os que podem ser adiados e evitar impulsos”, afirma.
Para a especialista, planejar as finanças é um ato de autocuidado, pois proporciona a prevenção contra crises, educação financeira na prática e a realização de sonhos que antes eram inalcançáveis. “Realizar um bom planejamento financeiro pode levar a uma série de benefícios. Quando você se organiza, reduz o estresse financeiro, evita dívidas desnecessárias, consegue direcionar os seus recursos para o que realmente importa, como saúde, educação e lazer, além de conseguir se preparar para imprevistos e tornar metas e objetivos financeiros alcançáveis”, reforça.
Segundo Daniela, com disciplina e clareza sobre seus comportamentos financeiros, é possível transformar o início do ano em uma oportunidade para reestruturar sua vida e alcançar uma relação mais saudável com o dinheiro. “Começar o ano com as finanças em ordem é mais do que uma meta, é um compromisso com sua qualidade de vida. Organizar-se hoje evitará estresse amanhã e permitirá que você transforme seus objetivos em realidade.
Lembre-se, um bom planejamento financeiro não é sobre restrição, mas sim sobre escolhas conscientes e uma vida mais equilibrada. Aproveite essa oportunidade para se preparar e fazer de 2025 o ano da sua transformação financeira”, conclui a especialista.