Eis que chegamos em 28 de fevereiro. Para muita gente, um dia normal, celebração do último dia do mês e para por aí. Contudo, para outra massa considerável de pessoas, é um dia especial, principalmente para quem nasceu num dia 29 de fevereiro qualquer.
Geralmente, quem nasce no ano bissexto celebra o aniversário no último dia de fevereiro, portanto, hoje, 28. E proporciona também aos aniversariantes especiais a chance de contar aos amigos que só envelhecem de 4 em 4 anos.
Quando uma criança nasce em 29 de fevereiro pinta a dúvida sobre em qual data seria recomendado fazer a Certidão de Nascimento, mas a regra é clara, como diria o ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho: no documento vai o dia em que a pessoa nasceu. Conforme a Lei nº 12.662/2012, a certidão deverá conter nome e prenome do indivíduo; sexo, dia, mês, ano, hora e município de nascimento.
O aniversário desse seletíssimo grupo é comemorado no dia 29 de fevereiro somente de 4 em 4 anos, quando ocorrem os chamados anos bissextos. O ano bissexto foi criado pelos romanos para adequar o calendário ao tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. A trasladação é feita em 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 36 segundos e o tempo que sobra é arredondado para 6h, e após 4 anos somam-se 24 horas, e aí temos o dia 29 de fevereiro como esse dia a mais no segundo mês do ano.
E a chance de alguém nascer na data é de uma em 1.461, segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen).
O ano bissexto já ocorreu 504 vezes na chamada Era Cristã. O último foi registrado em 2020. Logo, quem festeja o niver em 29 de fevereiro, pode encomendar desde já aquele kit especial de aniversário porque vai rolar bolo, sorvete e guaraná no ano que vem.