Durante o mês de junho, a Câmara de Pindamonhangaba está recebendo a visita de alunos das Escolas Municipais da cidade, como parte do programa “Observador Social Mirim”, promovido pelo Observatório Social do Brasil – Pindamonhangaba. As visitas são monitoradas pelos servidores do Poder Legislativo e acompanhadas pelos professores e integrantes do programa do Observatório Social do Brasil.
As atividades iniciaram no dia 11 de junho com a participação dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais “Felix Adib Miguel” e “Dr. André Franco Montoro”. As visitas acontecem tanto no período matutino, com as turmas da manhã, quanto no período vespertino, com as turmas da tarde.
No dia 18 de junho, foi a vez dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Serafim Ferreira”. No dia 19, os alunos do 4° ano da Escola Municipal “Dulce Pedrosa Romeiro Guimarães” visitaram a Câmara, unindo-se no período vespertino aos alunos da Escola Municipal “Prof. Joaquim Pereira da Silva”. Já no dia 20, os alunos da Escola Municipal “Arthur de Andrade” conheceram os departamentos e demais dependências da Câmara de Vereadores. E no dia 21, a visita foi dos alunos do 4º ano das Escolas Municipais “Maria Zara Miné” e “Arthur de Andrade”.
O presidente da Câmara de Pindamonhangaba, vereador Norberto Moraes (PP), destacou a importância dessas visitas: “As crianças são o futuro da nossa cidade e é de extrema importância que elas saibam como funciona o poder legislativo desde cedo. Por conta disso, até adquirimos apostilas didáticas que explicam o papel da Câmara na sociedade”. Ele reiterou que o órgão está sempre aberto à população: “Este é um espaço democrático e a nossa intenção é sempre estimular a visita dos nossos cidadãos”.
Adilson Guilherme Costa Alvarenga, responsável pela recepção e acompanhamento dos alunos durante a visita, ressaltou que a iniciativa ajuda a formar cidadãos conscientes: “A visita das crianças é muito importante para que elas possam conhecer mais o trabalho do legislativo, entender a diferença entre os poderes e, com isso, melhorar o nível de cidadania delas”. Ele enfatizou que a Câmara está aberta ao público e convidou as crianças a acompanharem as sessões legislativas e conhecerem o Portal da Transparência.
A aplicadora do programa ‘Observador Social Mirim’, Amanda Lobato, destacou que o programa está presente em 16 escolas e beneficia cerca de 900 crianças, trabalhando principalmente a educação cidadã. “O programa está crescendo, as crianças amam o projeto e o foco é trabalhar a educação cidadã”, disse ela, mencionando que o aprendizado é feito de forma lúdica, como na visita à Câmara de Vereadores.
A professora Emanuelle Pereira Leite, que acompanhou uma das visitas, salientou a importância da iniciativa para o desenvolvimento de um senso crítico nos alunos: “A visita é importante para que as crianças conheçam os três poderes e também para que a gente consiga criar munícipes com senso crítico”. Ela ressaltou que o programa complementa os conteúdos trabalhados em sala de aula e que as crianças se envolvem bastante durante as visitas.
As visitas à Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba continuam durante todo o mês de junho, com atividades no período da manhã às 9 horas e à tarde às 14 horas.