Os estudantes do Grêmio Estudantil da Escola Municipal Dr. Ângelo Paz da Silva, do Cidade Jardim, realizaram dia 21 de agosto a entrega dos itens arrecadados, como café e produtos de limpeza, junto à comunidade escolar para a primeira etapa do ‘Projeto Ação Real’.
O objetivo do projeto é conscientizar os estudantes e a comunidade escolar sobre o ato solidário, transformando cada pessoa em um agente solidário, independente da campanha que seja proposta pela escola ou Grêmio Escolar.
Em 2023 a instituição escolhida pela escola para ser beneficiada pelas ações do projeto foi a APAE de Pindamonhangaba. A direção da escola informou que os alunos têm consciência do aumento das demandas sociais após a pandemia por Covid-19, por isso optam por uma instituição de grande referência. Ainda segundo ela, em 2022 a instituição escolhida foi o Lar de Idosos São Vicente de Paulo, justamente por também possuir grandes trabalhos sociais.
A direção da unidade ressaltou que o projeto ainda oportuniza a aprendizagem significativa, formando cidadãos criativos, críticos, éticos, participativos e solidários, que aprendam a aprender, aprendam a ser e a conviver em sociedade.
A segunda etapa está prevista para começar em setembro e visa a coleta de itens de higiene, como escova de dente, creme dental, sabonete, xampu etc. Na fase final, todos os alunos participarão de um grande sorteio com brindes doados por comerciantes, empresários e integrantes da Associação de Pais e Mestres e do Conselho de Escola. A direção da escola afirmou que a intenção é transformar o projeto em um programa permanente integrante da proposta pedagógica escolar.