O Curso de Violão Popular iniciado na E.E. Escolástica Antunes Salgado é fruto de uma série de fatores que viabilizaram a iniciativa.
O primeiro fator a ser destacado é a proposta de gestão do Diretor Escolar, Alessandro de Jesus Pereira, cujo principal objetivo é proporcionar aos estudantes um ambiente acolhedor e agradável. “A escola deve ser um espaço onde todos se sintam bem, felizes e tenham cada vez mais vontade de estar na escola, de participar das atividades e de se reconhecerem como parte indispensável de todo esse mecanismo que tem como finalidade última desenvolver a aprendizagem nas diversas áreas da vida humana, visando a formação integral dos estudantes, na qual se inclui a dimensão cultural, em conformidade com as prerrogativas educacionais vigentes”, explicou Alessandro.
Em segundo lugar, a experiência musical do professor Romulo Alessandro Ribeiro, também ocupante da função de CGP nesta unidade escolar – adquirida muito antes de atuar como docente na rede estadual de São Paulo – associada a um desejo pessoal que o mesmo possui desde o início de sua carreira, há pouco mais de uma década, de encabeçar um projeto musical com os jovens e colocá-los em contato com esse universo, objetivando a ampliação do horizonte cultural dos discentes, encontrou no modelo de gestão implementado na E.E. Escolástica Antunes Salgado as condições necessárias para se tornar realidade.
Em terceiro lugar, o deslocamento geográfico bem como as condições socioeconômicas da comunidade onde a escola se encontra, dificulta o acesso à cultura por parte dos alunos e seus familiares. Assim, o projeto nasce com o propósito de suprir essa carência, trazendo até eles a oportunidade de aproximar-se desse modo de produção cultural e, por conseguinte, possibilitando a descoberta e o aprimoramento de novos talentos que, sem uma iniciativa como essa, talvez jamais viessem à tona.
Por fim, é uma iniciativa que se integra a outras ações da escola no combate à evasão escolar. “Acreditamos que a oferta de atividades prazerosas e significativas contribuem para uma maior conexão dos alunos com a escola e, assim, incidem positivamente na frequência dos estudantes”, disse o diretor.
O Curso de Violão Popular é desenvolvido como ação voluntária fora de seu horário de trabalho. Está apenas no começo, contudo, pretende em um futuro próximo colher novos frutos. A meta é que os alunos que hoje estão iniciando seus passos no universo musical possam, algum dia, transmitir esse conhecimento a outros alunos fazendo dessa pequena iniciativa uma atividade autossustentável.
Confira alguns depoimentos:
“Me chamo Eduarda Fioruci, tenho 13 anos, estudo no nono ano B na Escola Estadual Professor Escolástica Antunes Salgado. Em minha opinião, a aula de violão na escola é de extrema importância, pois oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades musicais, a criatividade e a disciplina. Tocar violão estimula a coordenação motora, alivia o estresse, melhora o raciocínio e promove um ambiente de expressão artística”.
“Oi, me chamo Ana Karolina, sou do 9°B e sou aprendiz de violão, faço aula aqui na Escola Estadual Escolástica Antunes Salgado. Minha experiência na aula de violão está sendo incrível! O professor é muito paciente e dedicado, fazendo assim que a aula se torne única, aprendi muitas técnicas novas e estou animada para continuar praticando e melhorando cada vez mais. Foi maravilhoso começar a aprender, pois assim ocupo a mente e melhoro a coordenação motora. Nosso querido diretor nos proporcionou esse momento que ao mesmo tempo é um lazer e também desenvolve nossas habilidades. Sou muito grata pelo que ele faz por nós, me sinto acolhida e satisfeita com a minha maravilhosa escola.”
“Estou amando a aula de violão, eu conto os dias para ter a aula. Quero muito um dia ter meu próprio violão para poder tocar e cantar na igreja. A escola Escolástica é uma escola incrível e feliz. Estou muito feliz de estudar nessa escola e aprender tanta coisa diferente. Aluna Sarah Coelho da Silva, do 6º Ano do Ensino Fundamental.”
“Meu sonho é tocar na igreja que eu participo, minha música preferida é o hino da igreja, um dia eu quero tocar esse hino junto com o coral. Na escola Escolástica eu estou podendo aprender a tocar violão, o professor tem muita paciência para ensinar, e eu estou muito feliz”. Aluna Sara Vitória de Melo Gonçalves, 6º Ano do Ensino Fundamental.