Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alberto Santiago apresenta “O Casamento da Poesia e do teatro”

Juraci de faria Escritora, poetisa e membro da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras

Quem conhece Alberto Santiago sabe que sob a sua humildade temos um grande poeta, um grande dramaturgo e, sobretudo, um ser humano grande de alma e de coração! Quem o conhece sabe que a Arte é a sua morada e na Arte ele edifica os seus e os nossos sonhos.

Dos anos de trabalho em cargos administrativos na Cícero Prado e na Alcan, Alberto Santiago só tem agradecimentos, sobremaneira, pela oportunidade de atuar numa peça teatral e de ter sido fisgado por esta expressão artística que tem movido os ponteiros de sua vida desde aqueles idos de 1988!

Do inesquecível sucesso de “A Barca do Inferno” e “O Caminho dos Reis” e de outros espetáculos em que atuou como diretor, produtor, dramaturgo, cenógrafo, cenotécnico, sonoplasta, maquiador e, também, ator, somam-se quase três décadas de palco. Atualmente, Alberto Santiago coordena o grupo de teatro ANTI-HORÁRIO e ministra aulas em Tremembé, na Aerofisic e no IA3 (Instituto de Apoio e Acolhimento ao Adolescente).

A poesia e a música ocupam lugar de honra em sua vida e dela fazem um santuário à parte! Os poemas de sua autoria têm-se destacado no cenário valeparaibano e, na edição do Mapa Cultural Paulista 2015, “A Larva” venceu a fase municipal e regional, tendo representado Pindamonhangaba na Fase Estadual.

Inspirado nos antigos festivais de MPB, concebeu a ideia de um Festival de Poesia, um espetáculo extremamente criativo que há 17 anos faz vibrar aplausos nos palcos desta Cidade Princesa: o FESTIPOEMA. O evento que desde a primeira edição tem o apoio da Secretaria de Cultura e da Academia Pindamonhangabense de Letras, visa a estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia bem como incentivar a arte da declamação e o interesse pelas manifestações artísticas.

Podem participar do concurso poetas de todo o país com trabalhos nas categorias infantil, juvenil e adulto. Após a seleção e a divulgação dos melhores trabalhos de cada categoria – infantil (5), juvenil (10) e adulto (15) -, são contatados atores para interpretá-los. Cada apresentação poética é um miniespetáculo com começo, meio e fim comoventes!

“A vida inventa! A gente principia as coisas”, já dizia Guimarães Rosa. E foi justamente a invenção de “O Casamento da Poesia e do Teatro” que Alberto Santiago principiou. A este poeta que se fez célebre dramaturgo nos palcos de nossa terra, de nossa gente, a nossa reverência e os nossos aplausos!

A 17ª edição do FESTIPOEMA conclama poetas e atores para essa grande festa! Senhoras e senhores, não percam o espetáculo!

Pindamonhangaba, BR
01:48 am, maio 18, 2024
18°C
céu limpo

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais