Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Alberto Santiago apresenta “O Casamento da Poesia e do teatro”

Juraci de faria Escritora, poetisa e membro da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras

Quem conhece Alberto Santiago sabe que sob a sua humildade temos um grande poeta, um grande dramaturgo e, sobretudo, um ser humano grande de alma e de coração! Quem o conhece sabe que a Arte é a sua morada e na Arte ele edifica os seus e os nossos sonhos.

Dos anos de trabalho em cargos administrativos na Cícero Prado e na Alcan, Alberto Santiago só tem agradecimentos, sobremaneira, pela oportunidade de atuar numa peça teatral e de ter sido fisgado por esta expressão artística que tem movido os ponteiros de sua vida desde aqueles idos de 1988!

Do inesquecível sucesso de “A Barca do Inferno” e “O Caminho dos Reis” e de outros espetáculos em que atuou como diretor, produtor, dramaturgo, cenógrafo, cenotécnico, sonoplasta, maquiador e, também, ator, somam-se quase três décadas de palco. Atualmente, Alberto Santiago coordena o grupo de teatro ANTI-HORÁRIO e ministra aulas em Tremembé, na Aerofisic e no IA3 (Instituto de Apoio e Acolhimento ao Adolescente).

A poesia e a música ocupam lugar de honra em sua vida e dela fazem um santuário à parte! Os poemas de sua autoria têm-se destacado no cenário valeparaibano e, na edição do Mapa Cultural Paulista 2015, “A Larva” venceu a fase municipal e regional, tendo representado Pindamonhangaba na Fase Estadual.

Inspirado nos antigos festivais de MPB, concebeu a ideia de um Festival de Poesia, um espetáculo extremamente criativo que há 17 anos faz vibrar aplausos nos palcos desta Cidade Princesa: o FESTIPOEMA. O evento que desde a primeira edição tem o apoio da Secretaria de Cultura e da Academia Pindamonhangabense de Letras, visa a estimular a criação poética, valorizar e divulgar a poesia bem como incentivar a arte da declamação e o interesse pelas manifestações artísticas.

Podem participar do concurso poetas de todo o país com trabalhos nas categorias infantil, juvenil e adulto. Após a seleção e a divulgação dos melhores trabalhos de cada categoria – infantil (5), juvenil (10) e adulto (15) -, são contatados atores para interpretá-los. Cada apresentação poética é um miniespetáculo com começo, meio e fim comoventes!

“A vida inventa! A gente principia as coisas”, já dizia Guimarães Rosa. E foi justamente a invenção de “O Casamento da Poesia e do Teatro” que Alberto Santiago principiou. A este poeta que se fez célebre dramaturgo nos palcos de nossa terra, de nossa gente, a nossa reverência e os nossos aplausos!

A 17ª edição do FESTIPOEMA conclama poetas e atores para essa grande festa! Senhoras e senhores, não percam o espetáculo!

    Nossa terra, nossa gente

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
13:18, pm, dezembro 21, 2024
temperature icon 28°C
nuvens dispersas
Humidity 42 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Edital 10200

Edital 10200

20 de dezembro de 2024
Edição 10200

Edição 10200

20 de dezembro de 2024
Encerramento com chave de ouro

Encerramento com chave de ouro

20 de dezembro de 2024

Categorias

Redes Sociais