
A cidade de Pindamonhangaba será palco da 3ª edição da FLIPINDA (Festa Literária de Pindamonhangaba), que acontece nos dias 7, 8 e 9 de agosto, no Espaço Cultural Armazém da Lagoa, na Praça Sete de Setembro, centro da cidade. O evento é uma realização da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e contará com programação nos períodos da manhã, tarde e noite – com entrada gratuita.
Com o objetivo de promover a literatura, incentivar a leitura e valorizar a cultura regional, a FLIPINDA chega à sua terceira edição com uma expectativa de mais de 3 mil participantes, entre estudantes, educadores, escritores, artistas e o público em geral. Rhosana Dalle, presidente da APL, destaca: “Este ano, a Festa Literária homenageia o escritor João Anzanello Carrascoza – contista, romancista e professor da ECA-USP e ESPM, considerado um dos grandes nomes da ficção contemporânea. Os patronos da edição são a Corporação Musical Euterpe, que completa 200 anos em 2025, e o professor, pesquisador e escritor Elydio dos Santos Neto, falecido em 2013, reconhecido por sua contribuição à educação e à cultura de Pindamonhangaba.”
A programação reúne mesas de debate, lançamentos de livros, contações de histórias, apresentações artísticas, rodas de conversa e oficinas. O evento ainda contará com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade e inclusão, tenda dos acadêmicos e de projetos sociais, e a programação especial da FLIPINDINHA, que ao longo do segundo dia será dedicada à literatura infantil.
Entre os destaques estão as participações do jornalista e cartunista Maurício Pestana, da escritora Cléo Busatto, do ambientalista Dal Marcondes e do próprio homenageado, João Anzanello Carrascoza.
Em sua 3ª edição, a FLIPINDA – Festa Literária de Pindamonhangaba – se consolida como um espaço singular para o encontro de ideias, saberes e experiências entre leitores, escritores e apreciadores da cultura. O evento celebra o patrimônio literário e cultural de Pindamonhangaba e região, destacando os talentos do cenário literário sob a curadoria e os olhares atentos da Academia Pindamonhangabense de Letras (APL).