
Pindamonhangaba foi cenário de um grande evento de xadrez entre os dias 20 e 23 de março, com a realização do “Regional Sudeste Absoluto STD Cidade de Pindamonhangaba-SP – Memorial Josino Rezende e João Rodolpho Filho”, sediado no shopping Pátio Pinda. A competição foi organizada pelo Circuito Vale+ de Xadrez Rápido, com apoio do Clube de Xadrez de Pindamonhangaba.
O torneio principal contou com a participação de 70 atletas vindos de diversas cidades do Vale do Paraíba, da Grande São Paulo e até de outros estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina.
O campeão do torneio principal foi Kauã Marques Silva, com 5 pontos, seguido do GM Everaldo Matsuura, também com 5 pontos. Ambos são da cidade de São Paulo. O terceiro lugar ficou com Caio Henrique Angélico Silva, de Lençóis Paulista, com 4,5 pontos.
Na série Prata, o campeão foi Fernando César Silva Eufrásio, de Taubaté, com 4 pontos. Em segundo lugar ficou Mateus de Castro Baptista, de Lorena, com 3,5 pontos; e em terceiro, Mateus Pereira da Silva, de Pindamonhangaba, também com 3,5 pontos.
No Torneio Rápido, realizado no sábado (22), o campeão foi MI Diego Rafael Di Berardino, contratado de Pinda, com 6,5 pontos. O segundo lugar ficou com Victor Misao Buriti Kamamoto, de Bauru, com 6 pontos; e o terceiro, Joaquim de Deus Filho, também com 6 pontos.
De acordo com o regulamento e o Comunicado CBX nº 088/2023, o evento concedeu títulos e normas oficiais. Três enxadristas de Pindamonhangaba receberam novos títulos:
MN – Mestre Nacional: Alexandre de Jesus Silva
WNM – Mestre Nacional Feminina: Juliane de Oliveira Dias
CNM – Candidato a Mestre Nacional: Robson Daniel Paiva Miranda
MESTRE NACIONAL – Alexandre de Jesus Silva

Nascido em Pindamonhangaba no dia 27 de fevereiro de 1983, Alexandre tem 42 anos, é casado com Janiele Aparecida dos Santos de Jesus Silva e filho de Waldiney Francisco da Silva e Maria Ivete de Jesus Silva. Formado em Direito pela Universidade de Taubaté (UNITAU), é procurador concursado da Prefeitura de Pindamonhangaba e atua como Diretor Jurídico Fiscal.
Alexandre participou de diversas edições dos Jogos Regionais e Abertos do Interior na década de 1990. Já representou São José dos Campos, mas hoje representa com orgulho sua cidade natal, Pindamonhangaba. Ele considera o xadrez uma arte, e agradece os professores que o ajudaram: André Piccolo, Josino Rezende, Leandro Perdomo e o amigo Moacyr Mendonça, que sempre o incentivou com materiais de estudo.
MESTRE NACIONAL FEMININA – Juliane de Oliveira Dias

Juliane nasceu em Guaratinguetá-SP no dia 31 de julho de 1986, e atualmente reside em Pindamonhangaba. Filha de Elisabeth de Oliveira Dias e Inácio Januário Dias, tem quatro irmãs e é gêmea de Rafael Dias. É formada em Administração pela FATEC Guaratinguetá, com MBA em Finanças e Big Data pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Trabalha como Supervisora de Controladoria na Amsted-Maxion, em Cruzeiro.
Começou no xadrez aos 5 anos com seu pai, Inácio, que também foi professor e campeão de diversas edições do JOMI. Representa Pinda há 20 anos nos Jogos Regionais e Jogos Abertos. Conheceu os técnicos Davi e Denise Leal em 2004 e foi convidada para compor a equipe da cidade.
Juliane estuda diariamente, jogando partidas on-line e acompanhando torneios clássicos com grandes nomes do xadrez mundial, o que ela considera essencial para sua evolução técnica.
CANDIDATO A MESTRE NACIONAL – Robson Daniel Paiva Miranda

Robson nasceu em Pindamonhangaba em 06 de março de 1983. É filho de Ângela de Paiva Miranda e Rubens Miranda Filho, irmão de Alexander Ranieri Paiva Miranda, casado com Caroline Stefani Antonio Miranda e pai de Letícia Ágnes (12 anos) e Lara Beatriz (9 anos).
Seu primeiro contato com o xadrez foi na EE Dr. Alfredo Pujol e no Clube Associação Atlética Ferroviária, com aulas do professor André Piccolo e do patrono Josino Rezende. Participou de aproximadamente 11 edições dos Jogos Regionais e de diversas dos Jogos Abertos, representando Pindamonhangaba e São José dos Campos.
Formado em Sistemas de Informação pela UniFUNVIC, com pós-graduação em Tecnologia em Recursos Humanos pela ESAB, Robson trabalha no departamento de informática da Tenaris Confab. Utiliza livros, plataformas como lichess e chess.com, além de aulas com mestres como Gabriel Miguel Carvalho Moreira e Leandro Perdomo.
Ele destaca que Pindamonhangaba oferece uma estrutura exemplar para o xadrez e que o relacionamento com a equipe local é excelente, dentro e fora dos tabuleiros.