Ainda existe uma grande confusão entre a doação e o trabalho voluntário. Sim, o trabalho voluntário é uma doação de tempo e talento, conhecimento. Mas a doação não é necessariamente trabalho voluntário. Ficou confuso? Vamos ao conceito.
Trabalho voluntário não deve estar atrelado à doação de materiais e/ou recursos; devem ser colocados em compartimentos diferenciados. Não é raro atrelar um ao outro, o que traz um afastamento daqueles que têm vontade, disposição e interesse em fazer trabalho voluntário, mas não dispõem de recursos ou produtos para serem doados.
Por outro lado, o voluntário pode sentir-se meio que usado, como se só estivesse presente porque também é um doador. Sabemos que não é uma verdade na esmagadora maioria das pessoas. Outra conversa que ouço às vezes é que o voluntário é a salvação de uma organização ou de uma situação específica, principalmente em grandes ocorrências naturais, onde vemos com muita frequência o voluntário “Rambo”.
O “Rambo” é aquele que ouve no noticiário uma tragédia, se coloca no seu traje camuflado, faca e facão na cintura, pá nas costas, pega seu jipe, não importa a distância, ele estará lá, pronto para a… trapalhar. Sim, isso mesmo, atrapalhar. Pois sem capacitação ou orientação, não saberá o que fazer e pode ainda colocar aqueles que já estão passando por um grande desafio em problemas desnecessários.
Lógico que estou generalizando, pois existem aqueles que contribuem, mas muitos não o fazem não por falta de vontade, mas por falta de capacitação, de querer ouvir e de chegar a um lugar deste e buscar o responsável pela operação para saber se poderá efetivamente contribuir de alguma forma.
Não estou estimulando ninguém a não fazer doações ou não trabalhar como voluntário, mas estou querendo mostrar que são coisas diferentes que se complementam, cada uma com sua importância.
Se você está em uma organização social que ainda confunde essas ações, ajude-os a desenrolar. Se você está em busca de uma oportunidade em uma organização social, agora já sabe diferenciar. Pode parecer um detalhe, mas ele pode afastar muitos bons candidatos a voluntário e fazer com que alguns bons voluntários se afastem, assim como potenciais doadores podem perder o interesse, tudo pela confusão de ações.
Vamos fazer com que o voluntariado tenha absoluta transparência em tudo que faz e sirva de exemplo para muitas outras ações que ainda carecem disso.