O Semelp/Instituto Transforma é o campeão paulista de vôlei sub-21 masculino. O representante de Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, garantiu seu primeiro título estadual ao fechar o play-off final da competição por 2 a 0 diante do Sesi Bauru. Depois de vencer em casa na sexta passada, a equipe repetiu o feito na noite de terça (3) nos domínios do adversário, marcando 3 a 2, com parciais de 21/25, 25/21, 25/22, 18/25 e 15/12, em 183 minutos.
A equipe faz parte do eixo esportivo do Projeto Vôlei Mania, cujo objetivo é atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando valores de cidadania. Em três anos na cidade de Pinda, com o suporte da prefeitura e outros importantes parceiros, venceu os Jogos Regionais, Jogos Abertos e agora o título do Paulista de Vôlei Sub-21, uma das categorias mais disputadas do estado.
A segunda partida da série final repetiu o roteiro do jogo de abertura. As cinco séries foram bastante disputadas e, ao contrário das últimas três finais contra o próprio Sesi, desta vez o Semelp/Instituto Transforma teve a tranquilidade necessária para conquistar a vitória. O grupo do técnico Éder José de Sousa cumpriu à risca a determinação de saber lidar com a pressão nos momentos mais complicados.
“Épica, uma temporada extraordinária. A construção de um grupo campeão não se encontra nos livros. É uma experiência diária e dolorida, proporcionalmente gratificante. Crescemos no momento certo, vencemos na hora H. A fase final revelou uma força que estava distribuída durante a classificação, quando se destacavam os indivíduos. Desde as quartas de finais com Suzano, a força se concentrou no todo, a equipe surgiu para todos os olhos. Inclusive, que torcida! O povo de Pinda é um espetáculo à parte, acolhedor e apaixonado pelo voleibol. Nossa virada e a nossa força têm a ver com a intensidade e crença da nossa torcida. É preciso enaltecer esse apoio genuíno. E a final consagrou o trabalho. Um jogo muito equivalente, emocionante e decidido nos detalhes. Fizemos história!”, destacou o treinador.
Para o gestor do Projeto Vôlei Mania, o treinador campeão João Marcondes, concorda que a superação é o grande destaque do time. “Este ano, a equipe conseguiu uma grande superação, crescendo no momento adequado e ganhando de grandes equipes. Nesse processo, tenho que destacar um total envolvimento espiritual de todos que, e nesse ato de fé, eles alcançaram resultados de forma extraordinária. Toda honra e toda a glória é, e sempre será, ao nosso Deus todo poderoso”, declarou.
O time de alto rendimento do Projeto Mania começou em 2015, em Suzano, onde permaneceu até 2021. Depois de seis meses em Mogi das Cruzes, a equipe se transferiu para Pindamonhangaba. A parceria tem rendido ótimos frutos, com a equipe se colocando como uma força da categoria, tendo chegado à decisão do estadual nos últimos três anos.
O grupo campeão contou com os atletas: Murillo Bruno Alves da Silva, João Victor de Lima Costa, Igor Fernandes da Silva, Hector José da Silva Andrade, Allan Lopes Cardoso, Mayron Borges Rezende, Giovanne Branco Freitas Machado Ribeiro, Gabriel Henrique Haas, Caio Pereira Meira, Fernando Mendes de Matos, Kauã Miguel Nascimento Silva, Cainã Jardim Cunha, Gabriel Cintra Callegaro e Miguel Lourenço Macedo. Na Comissão Técnica, Éder José de Sousa (técnico), Pedro Luiz Garuffe (assistente técnico), Ricardo Alexandre Rodrigues Pereira (preparador físico), Katia Martins Soares (presidenta do clube), João Marcondes (gestor), Guilherme Henrique Morais (assistente técnico) e Milena Cristina Carvalho (fisioterapeuta).