Quando você estiver em casa, faça um exercício: abra a janela ou vá até o portão e olhe para a rua em que você mora. As árvores, os postes e fios de eletricidade, os carros estacionados nas vagas. Observe atentamente onde estão seus vizinhos. São sobrados, prédios, casas térreas com quintais, portarias, telhados. As pessoas vão e vêm, e este é seu pequeno mundo que você vê e ama todos os dias.
Agora feche os olhos. Pense em como seria se tudo isso simplesmente desaparecesse de uma hora para a outra e fosse substituído por areia, lama, sujeira e água, muita, muita água, um volume tão grande de água que em alguns lugares chega até onde ficavam os telhados das casas.
Pensando assim, você também pode ajudar seus pais a separarem doações para os moradores do Rio Grande do Sul que estão passando por tantos problemas, após as fortes chuvas. Separe um brinquedo em bom estado que você não usa mais e peça para eles levarem aos locais de arrecadação de Pinda. Você vai fazer uma outra criança mais feliz. Pense nisso!