
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, recebe neste domingo (27), às 9 horas, no Bosque da Princesa, a vivência “Lua Vermelha”, uma ação do projeto “Confluir – da menarca à menopausa”, contemplado pelo Edital de Linguagens Artísticas 20/2024, com recursos do Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais (FMAPC).
A proposta convida mulheres a participarem de uma roda de Danças Circulares que favorece a reconexão com o sagrado feminino e os ciclos naturais do corpo. Embora especialmente pensada para mulheres com 60 anos ou mais, a vivência acolhe todas as mulheres, desde a menarca até a menopausa. A atividade será conduzida pela facilitadora Vânia do Carmo, com participação da artista Fabiana Fonseca e da educadora menstrual Fabiana Abrão.
“Lua Vermelha” busca despertar a potência feminina na maturidade, resgatar as narrativas menstruais, valorizar os saberes das participantes e transformar o olhar sobre o envelhecimento e a menopausa.
O projeto “Confluir – da menarca à menopausa” surgiu a partir de ações voltadas à dignidade e educação menstrual, desenvolvidas desde 2020, em meio à pandemia, quando a precariedade menstrual ganhou visibilidade. A partir da experiência com grupos de mulheres no Senac de Pindamonhangaba, foram desenvolvidas atividades que agora se expandem em formato artístico e educativo para diferentes espaços da cidade.
A artista Fabiana Fonseca ressalta que o objetivo do projeto é naturalizar os processos do corpo e promover a dignidade menstrual. “Ao abordar temas como a menarca e a menopausa com respeito e sensibilidade, contribuímos para o fim de estigmas e incentivamos a escuta e o acolhimento entre gerações”, afirma.