Em comemoração ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, Pindamonhangaba realizou no último sábado (7), no Espaço Humano, a Virada Inclusiva. O evento foi um grande sucesso, promovendo a inclusão e a conscientização sobre as pessoas com deficiência. Com uma programação repleta de atividades culturais, educativas e de saúde, o evento foi realizado das 8h30 às 13 horas no Espaço Humano (Antiga Rodoviária) e atraiu um público diversificado.
A abertura do evento foi marcada pela apresentação musical da cantora Shaiane e seguiu com a performance do DJ Felipe. Apresentações culturais, como o projeto ‘Mãos que Encantam’ e uma peça teatral, também foram destaque durante a programação. Durante o evento, diversas rodas de conversa abordaram temas como a importância do cão em terapias, o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e do braille na acessibilidade, além da relevância da equoterapia para o desenvolvimento de pessoas com deficiência.
A escola Senac, parceira da iniciativa, ofereceu oficinas e serviços gratuitos, como aferição de pressão e glicemia, massagem relaxante nos pés e oficina de currículo para pessoas com deficiência. Uma exposição de quadros, medalhas e trabalhos artísticos de grupos e oficinas que promovem a inclusão no município, como “Lambe Lambe” e grupos como “Autismo Pinda”, “Famílias Atípicas”, “Mães de Azul”, “FAPIN” e “Inter diálogos”, também foram abertos ao público, destacando a produção local.
A acessibilidade foi garantida durante todo o evento, com intérpretes de Libras presentes em todos os espaços, permitindo a participação plena das pessoas surdas. “A Virada Inclusiva reafirmou nosso compromisso com a acessibilidade e a valorização da diversidade, promovendo a inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade. Foi um momento de celebração e conscientização, que destacou a importância de uma cidade mais justa e igualitária para todos e reforçou o compromisso de uma cidade inteligente”, destacou o presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Pedro de Araújo Melo.
A coordenadora do evento e diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza, comentou a importância da cidade estar evoluindo cada vez mais na inclusão das pessoas com deficiência. “A Virada Inclusiva 2024 é um exemplo de excelência das políticas públicas inclusivas realizadas no município. Com os esforços e união de todos, Pindamonhangaba avançou muito na inclusão das pessoas com deficiência, com a criação do programa Incluir para Evoluir, onde são feitos projetos em parcerias com as demais secretarias, como o projeto odontológico inclusivo, equoterapia, turma de iniciação esportiva inclusiva, Programa de Empregabilidade Inclusiva, abafadores sonoros, férias inclusivas, entre outros.”