
Nossa reportagem ultrapassou os limites de Pindamonhangaba para descobrir a Vinícola Villa Santa Maria, localizada na Estância Climática de São Bento do Sapucaí. Produtora dos premiados vinhos Brandina, a Villa é considerada uma das vinícolas mais charmosas do Sudeste, promovendo passeios e degustações inesquecíveis, combinados com ambiente aconchegante, menu gastronômico de excelência e contato com uma natureza marcante.
Ao todo são 90 hectares com vinhedos, jardins, cachoeira, gramados, lago e o complexo enoturístico com restaurantes e deck. Há possibilidade de fazer caminhadas, trilhas e piqueniques.
Um dos destaques é o passeio guiado, que faz o visitante embarcar numa jornada única e enriquecedora pelo autêntico vinho de inverno. Ele dura aproximadamente 40 minutos e é realizado em grupos, de quarta a domingo. Ao participar do tour pelos vinhedos, os visitantes têm a oportunidade de mergulhar no mundo fascinante da produção de vinhos e de conhecer de perto a técnica de cultivo e poda das uvas, essenciais para a excelência dos vinhos Brandina. Após conhecer as plantações de parreiras, o passeio termina na aconchegante cave, onde os vinhos em barrica e espumantes são mantidos em guarda, em ambiente climatizado.
Uma das experiências mais desejadas e buscadas na vinícola é a degustação orientada. Num deck charmoso e com vista para os vinhedos, o sommelier Christian Pinotti detalha as percepções sensoriais, compara as sensações com exemplos práticos, incentiva os turistas a aguçarem os seus sentidos e tira as dúvidas, enquanto apresenta cinco rótulos de bebidas da casa, pela ordem: Brandina Chardonnay, Brandina Sauvignon Blanc, Brandina Rosé, Brandina Assemblage Tinto e Brandina Hidromel.
E tem ainda o complexo gastronômico, onde o visitante tem como opções as tábuas de queijos e frios, bruschettas e charcutaria, ou o almoço harmonizado com os premiados rótulos Brandina. Na Villa, as crianças são bem-vindas, com opções de menu infantil. Para quem não consome bebida alcoólica, há os deliciosos sucos de uva, nas versões branco e tinto, da casa. Turistas com pets podem curtir a vinícola com guia e coleira para seus amigos de quatro patas.
Do agro à mesa, o vinho Brandina passa por várias etapas de um rigoroso processo de produção. Tudo começa no plantio das mudas vitiviníferas e segue para as fases do desenvolvimento saudável das uvas até chegar à colheita, a famosa vindima. O time de campo da Villa Santa Maria adota rígido protocolo de produção para alcançar padrões de excelência de vinho premium.
A produção da vinícola é certificada pela Associação Nacional dos Produtores de Vinho de Inverno (Anprovin). As uvas são cuidadosamente avaliadas em sua sanidade, acidez e teor de brix antes e durante a colheita. Os parreirais passam por rigoroso controle e manejo, com soluções que respeitam a biodiversidade e valorizam a interação com a natureza.
Toda a produção é verificada e avaliada antes do vinho ser engarrafado. O produto passa por análises olfativas e físico-químicas. Essa certificação mantém o padrão de excelência de um vinho com alta reputação no mercado, que seguiu todos os requisitos de segurança.
A Villa produz sete variedades de uva: Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Sauvignon Blanc, Merlot, Syrah e Viognier. Destas, apenas a Chardonnay é colhida no verão. As demais são colhidas no inverno.
A Villa está localizada no Vale do Baú, de onde se avista a formação rochosa da Pedra do Baú, um dos pontos turísticos de São Bento do Sapucaí.
Agendamentos de visitas e toda a programação da vinícola podem ser acessadas pelo WhatsApp (12) 9 9633-0222 ou no perfil @vinicolavillasantamaria no Instagram.