Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Via estrutural chega a 85% concluída; fase atual é de aterro e compactação

As obras de construção da Avenida Estrutural, que fará a ligação entre a Rodovia Vereador Abel Fabrício Dias (Pinda-Moreira César), na altura da Suderúrgica GV, até a Avenida Buriti, no Feital, ao lado da Novelis, chegaram a 85% de conclusão.

O secretário de Obras e Planejamento da Prefeitura, eng. Mateus Moraes, explicou que “o aterro é uma fase muito trabalhosa, porque envolve volume elevado de terra, que já ultrapassa 25 mil metros cúbicos até o momento, e exige grande perícia para compactação da camada de terra antes das bases de asfalto”.

Ainda de acordo com ele, “o aterro da cabeceira é realizado em pequenas ‘camas’ com compactação por camada, para que atinja a resistência definida em projeto. A cada camada é necessário realizar ensaio de campo para aferir a compactação do aterro. Geralmente, são camadas de terra não maiores do que 40 centímetros, e nas camadas finais chegam a 20 centímetros”.

O diretor de Infraestrutura da Prefeitura, eng. André Cesar Forgati, destacou que “o trabalho exige técnica apurada, sobretudo porque as cabeceiras do viaduto serão pontos que terão aceleração e desaceleração de caminhões e carretas com cargas muito pesadas, por se tratar de área que será utilizada por empresas e indústrias de grande porte. Além disso, é uma área muito grande, com cerca de 7 mil metros quadrados de cada lado da cabeceira e o topo do viaduto chega a 8 metros de altura“, completou.

Após esta fase, faltarão poucos serviços a serem feitos, como a pavimentação nas rampas de acesso, aplicação de nova camada de asfalto em toda a extensão da via, finalização do sistema elétrico, instalação de postes de iluminação – que serão semelhantes aos da Nossa Senhora do Bom Sucesso, sinalização da ciclovia e instalação de placas.

Sobre a via estrutural – A Avenida Estrutural, nesta primeira fase, contará com 2,5 km de extensão, duas rotatórias, pistas duplas com canteiro central, iluminação em LED, calçadas e ciclovia.

A via vai melhorar a mobilidade urbana, encurtando distâncias entre bairros, facilitando o deslocamento da população e das empresas, além de reduzir o fluxo de veículos em pontos críticos, como o Anel Viário e Avenida Manoel César Ribeiro, especialmente no semáforo do Tenda.

O prefeito Ricardo Piorino ressaltou que a obra também tem papel estratégico para o desenvolvimento econômico da cidade. “É uma região que concentra diversas empresas e milhares de famílias. A nova ligação vai impulsionar investimentos, por estar em uma área nobre entre os distritos empresariais da Água Preta e do Feital, com grande potencial para atrair novas empresas e gerar mais empregos”.

Ele agradeceu à empresa AB Areias, que doou o terreno, e à MRS, responsável pela construção do viaduto sobre os trilhos.

Piorino reforçou que a Via Estrutural marca um importante avanço para a Zona Leste, ao facilitar o escoamento da produção, apoiar a descentralização econômica e estimular a instalação de novos empreendimentos. “Seguiremos trabalhando pelo desenvolvimento de Pindamonhangaba, pela geração de empregos, e pela melhoria da qualidade de vida de toda a população”, destacou o prefeito.

Atualmente os serviços em execução se concentram no aterro da rampa de descida do viaduto ao lado da Novelis. A previsão é concluir esta etapa até o início de setembro.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
14:52, pm, agosto 20, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio