A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba orienta as pessoas que forem picadas por animais peçonhentos, como cobras, escorpiões e aranhas, a procurarem o Pronto-Socorro o mais rápido possível. O Pronto-Socorro é a única unidade de saúde do município que possui soros contra a picada de cobra, aranha, escorpião, lacraia, dentre outros animais peçonhentos.
“Em caso de acidente, as pessoas devem procurar unicamente o Pronto-Socorro para receber o atendimento o mais rápido possível. Não adianta ir para uma unidade de saúde de um bairro ou para um hospital da rede particular. Qualquer pessoa que procurar uma outra unidade diferentemente do Pronto-Socorro será conduzida ao PS ou terá que se deslocar até lá”, explicou o diretor de Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.
O motivo da orientação da Secretaria de Saúde é porque em épocas de calor, como a estação do verão, o número de acidentes com animais peçonhentos aumenta, pois é a época em que eles mais se reproduzem e também o momento em que as pessoas mais se reúnem em locais onde podem encontrar esses animais.
O Departamento de Riscos e Agravos à Saúde orienta as pessoas, em caso de picadas, a tentarem identificar o animal após o acidente, para facilitar a escolha do soro adequado. Para as cobras, o Pronto-Socorro do município dispõe de dois tipos de soros diferentes: o antibotrópico, para acidentes causados por jararacas, jararacuçu, urutu, entre outras, e o soro anticrotálico, para serpentes do tipo cascavel. Caso o paciente não consiga identificar o animal, serão feitos exames para determinar o soro correto a ser utilizado.
Do ano de 2022 até setembro de 2024, foram notificados 26 casos de acidentes com serpentes e 383 casos com escorpião.