Com 3 itens na Ordem do Dia, a Câmara de Pindamonhangaba realizou na terça-feira, dia 26 de novembro, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a 41ª sessão ordinária do ano. A reunião oficial contou com a participação de todos os vereadores e da vereadora. A convite da Mesa Diretora, o vereador eleito, Ailton dos Santos Magalhães – Gari Abençoado (Republicanos), participou da sessão ordinária. Todos os projetos foram aprovados, e o veto foi derrubado pelos vereadores por votação unânime. Requerimentos e moções também receberam aprovação dos parlamentares, enquanto as indicações foram encaminhadas diretamente ao Executivo.
Crédito Adicional
A Ordem do Dia da sessão teve início com a discussão e análise do Projeto de Lei Ordinária nº 189/2024, do Poder Executivo, que “Dispõe sobre a abertura de crédito adicional suplementar e especial”. Por 10 votos favoráveis, o projeto foi aprovado. Dessa forma, nos termos do artigo 42 da Lei 4.320/64, o Poder Executivo Municipal fica autorizado a abrir, por decreto, um crédito adicional suplementar e especial no valor de R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais), referente às adequações necessárias relacionadas às emendas impositivas nº 105 e 112/2023. As emendas estão ligadas às demandas do vereador Marco Aurélio de Souza Mayor – Pastor Marco Mayor.
Rotatória do Castolira
Logo na sequência, os edis apreciaram e aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 145/2024, do vereador José Carlos Gomes – Cal, que “Denomina de Oto Corrêa Guimarães a rotatória localizada na Avenida Dr. Raul Nelson Guaragna, próximo ao bairro Castolira”.
Biografia
Oto Corrêa Guimarães nasceu em Pindamonhangaba em 25 de abril de 1938, filho de Eloy Corrêa Guimarães e Júlia Pereira Guimarães. Criado na Rua Prudente de Moraes, no centro da cidade, onde também era seu escritório de engenharia, ele foi casado com Sônia Marilene Maia Guimarães e pai de três filhos. Formado em Engenharia pela Universidade de Taubaté em 1979, destacou-se como engenheiro e professor de matemática, física e desenho geométrico, lecionando em diversas cidades da região. Após se aposentar, fundou o grupo musical “Lá Bamba”, que fez sucesso nos anos 90 no Vale do Paraíba. Em 1968, representando Pindamonhangaba no programa “Cidade Contra Cidade”, venceu o concurso como o homem mais bonito, mas optou por não ingressar na política. Oto faleceu em 14 de junho de 2021, vítima de COVID, deixando um legado de realizações profissionais e sociais.
Veto é rejeitado
Fechando a pauta de votação, o Veto nº 27/2024 ao Substitutivo nº 13/2024 ao Projeto de Lei Ordinária nº 116/2024, do Poder Executivo, que “Comunica Veto ao Autógrafo nº 117/2024, que altera o artigo 15 e acrescenta os capítulos VI, VII e VIII na Lei nº 6.636/2023, que dispõe sobre a instituição do Estatuto de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal e Controle das populações de animais domésticos no município de Pindamonhangaba, e dá outras providências”, foi analisado e derrubado em votação unânime.