Colaboração Bruna Pires
Em uma coluna anterior, falamos dos cuidados com o pet no calor. Alguns desses cuidados eram o de não passear com o cão ou o gato em horários de pico do sol quente, até mesmo para que eles não queimem as patinhas; espalhar potinhos de água fresca pela casa, valendo até colocar alguns cubinhos de gelo; e ter um local fresco com sombra para seu pet ficar e descansar.
Mas em algum momento do dia você procura pelo seu pet e se depara com ele deitado no sol de barriga pra cima. E agora? Tomar sol faz parte da rotina de vários pets, isso os ajuda na produção da vitamina D, libera serotonina e sensação de bem-estar, melhora a qualidade do sono e diversos outros benefícios. Por isso, se você ver o seu cão ou gato tomando sol, pode deixar, mas é importante lembrar que os cuidados ainda são necessários seguir.
Esteja atento ao horário que ele está tomando sol por conta e se isso o deixa muito ofegante, caso sim, crie uma rotina para ele em horários antes das 10h e depois das 16h. Deixe sempre o pote de água fresca disponível próximo dele. Há também protetores solares específicos para os bichinhos que podem ser aplicados nas regiões da barriga, orelhas e focinho.
Caso o seu pet não seja um cão e nem um gato, procure se informar com o veterinário quais os cuidados que ele precisa no calor, animais como o coelho, por exemplo, são muito sensíveis a altas temperaturas e precisam de atenção redobrada.
Tomar sol é saudável, mas é sempre bom estar atento à saúde e bem estar do seu pet.