1) Planeje sua rota com antecedência: Antes de iniciar a viagem, trace sua rota. Consulte antecipadamente os horários de ônibus e o trajeto para garantir uma jornada tranquila.
2) Marque pontos de encontro: Os pontos de ônibus e terminais não são apenas locais de embarque e desembarque, mas também podem ser pontos de encontro seguros para os foliões que irão participar dos eventos – que, em sua maioria, têm fácil acesso pelo transporte público.
3) Respeite as normas de segurança: Para que os festejos ocorram sem incidentes, com conforto e segurança, os passageiros devem estar atentos a algumas regras. A primeira delas é que é proibido fazer uso de instrumentos musicais, rádios ou aparelhos sonoros, exceto com o uso de fones de ouvido. Também não é permitido consumir bebida alcoólica ou portar qualquer tipo de droga ilícita. É importante também que o tamanho das fantasias não comprometa a circulação dos demais passageiros.
4) Cuide da limpeza: Contribua para a limpeza do transporte público e do ambiente ao seu redor. Utilize as lixeiras disponíveis, mantendo os veículos, pontos de ônibus e terminais limpos para o próximo. Também mantenha limpos os ônibus, não utilizando sprays de espuma e confetes.
5) Seja gentil com os funcionários: Os profissionais que trabalham no transporte público desempenham um papel fundamental durante o Carnaval. Seja cortês e respeite as instruções dos funcionários.
6) Evite comportamentos inadequados: Para que todos façam uma boa viagem, mantenha um comportamento respeitoso com os outros passageiros. Evite comportamentos inadequados, como uso excessivo de espaço, música sem fone de ouvido, falar alto ou qualquer ação que possa causar desconforto aos outros. Lembre-se das dicas do item 4 desta lista.
7) Cuide dos seus pertences: Em todos os deslocamentos, recomendamos que os foliões estejam atentos a seus pertences pessoais, como bolsas, carteiras e celulares, evitando exibir objetos de valor de maneira ostensiva. Mantenham bolsas à frente do corpo, proporcionando maior controle e prevenindo possíveis incidentes. Essa prática simples contribui para um ambiente mais seguro e evita situações indesejadas.
8) “Não é não”: É importante criar um ambiente seguro e respeitoso para todos os passageiros. Caso alguém se sinta desconfortável ou seja vítima de assédio, é essencial agir prontamente. Procure ajuda dos funcionários.