No dia 19 de setembro, na Escola Estadual Professor José Maria Priante, de São Bento do Sapucaí, município também atendido pela Diretoria Regional de Ensino, aconteceu durante o horário de almoço uma ação pela valorização da vida. Foi realizada uma ação especial que faz parte das reflexões sobre o Setembro Amarelo e a campanha nacional dedicada à prevenção de atentados contra a própria vida.
O evento teve foco na promoção da saúde mental, com a colaboração dos estudantes protagonistas do 7° ao 9° ano, juntamente com a professora Raquel Caetano Dias, docente responsável pela sala e ambiente de leitura. A ação contou com músicas, abraços grátis, farmácia de sentimentos e o mais procurado de todas as atrações: o telefone da vida, que foi uma dinâmica de escuta ativa voltada aos sentimentos. O evento destacou o papel da escuta ativa, da empatia, do respeito e da atenção.
A atividade despertou o interesse dos alunos pela temática voltada à saúde mental e valorização da vida, além da importância de estarem sempre atentos ao respeito ao próximo e às atitudes que possam levar a alguma forma de violência. Participaram da ação os alunos: Isadora (7° ano A), Sophia (7° ano A), Luis Guilherme (7° ano A), Maria Guimarães (7° ano A), Gabriela (7° ano A), Layla (8° ano A), Julia Adriele (9° B) e Nataly (9° ano B).
A ação aconteceu sob a supervisão da professora Raquel Caetano e com a colaboração de toda a equipe da gestão escolar, fazendo parte das atividades propostas pela Diretoria de Ensino para a reflexão conjunta com toda a comunidade sobre as temáticas que atingem a escola pública na atualidade.