Quartas-feiras e sábados são dias em que eu me dedico a cuidar das minhas plantinhas na minha pequena Urban Jungle. Você sabe o que é uma Urban Jungle? Pois é, eu também não sabia até pouco tempo atrás. Urban Jungle é um estilo de decoração que significa “Selva Urbana”.
Este estilo surgiu com a intenção de suprir a falta de natureza nos espaços urbanos internos e inserir o “verde” dentro de casa através da decoração. Isso seria uma forma de gerar aconchego, alívio e bem-estar nas casas, apartamentos, estabelecimentos comerciais, restaurantes e muito mais.
Comecei aos poucos. Primeiro foi um vasinho na estante, uma samambaia emoldurando o canto da varanda, depois uma coleção de suculentas na prateleira da mesma varanda. E antes que eu percebesse, o apartamento se tornara uma pequena floresta: uma Urban Jungle.
Cada folhinha que brota tem uma conexão com a natureza. Eu sempre gostei de plantas e, apesar de no prédio onde moro haver um belo jardim com pergolado coberto por primaveras e árvores ao redor, eu gosto de ter plantas dentro de casa.
Antes, porém, de montar minha Urban Jungle dentro de casa, avaliei e analisei o espaço, a iluminação, a insolação e a ventilação do local escolhido, e o principal: ter tempo disponível para cuidar das plantas, regar, podar, adubar, etc.
Depois de tudo pronto, minha Urban Jungle me proporciona momentos de meditação, tranquilidade e paz. Para mim, cuidar de plantas é uma terapia. Outro dia mesmo, enquanto contemplava as plantas, um beija-flor entrou na varanda e pousou em uma florzinha. Foi um momento mágico, parecia que o tempo havia parado e só ele se movia. Foi lindo!
Desde o momento em que iniciei minha pequena Urban Jungle, parece que a casa ganhou mais vida, mais aconchego. Nela, tenho folhagens, suculentas, cactos, mini romã, flor de maio, entre outras.
Nesses dias de calor intenso, chegar em casa e me deparar com a Urban Jungle é fantástico. Fiz desse cantinho meu refúgio para ler, relaxar, meditar e até tomar um chá. Vale a pena ter um! Se você gosta de plantas, vá em frente.