
As escolas da Unidade Regional de Pindamonhangaba realizaram desde o início do ano ações voltadas ao estudo e reflexão do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), em todas as 42 unidades pertencentes à Regional. A ação faz parte do cronograma formativo da pasta Grêmio/Conviva e visa a formação integral dos estudantes com foco não somente nos direitos, mas acima de tudo nos deveres das crianças e adolescentes.
Uma das etapas de socialização deste estudo acontecerá hoje (14) no IV Encontro Gremista, que acontecerá no Lar São Judas, e irá reunir mais de 600 pessoas entre estudantes, articuladores e convidados que participarão de um dia de atividades voltadas ao estudo, debate e reflexão sobre o ECA.
O Encontro contará com participação da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB 52ª subseção Pinda, unidade SENAC, Projeto Dialogar – Rede Salesianas, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA e profissionais da Psicologia escolar – Programa Psicólogos nas Escolas. Para o dia do encontro as escolas prepararam painéis com as temáticas estudadas nas escolas, que foram divididas em seis eixos: Direito à vida, à liberdade e dignidade, à convivência familiar, à educação e cultura, à profissionalização e sobre o papel da União, do Estado e Município.
Cada escola produziu um painel para exposição no dia do evento, construído pelos estudantes após o estudo dos eixos nas unidades escolares. A ação faz parte dos esforços da Regional para uma educação de qualidade, equânime e eficaz para construção de uma sociedade e um mundo melhor. Após o evento, as escolas irão realizar, até outubro, as conferências estudantis dos Direitos das Crianças e Adolescentes nas escolas.
Entre os dias 11 e 15 de agosto, as escolas da Unidade Regional de Ensino de Pindamonhangaba aplicam um simulado do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) aos estudantes matriculados no 9º ano e 3ª série do Ensino Médio. A avaliação de larga escala, organizada pelo governo federal a cada dois anos, compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A edição de 2025 está prevista para outubro.
Para o simulado, a Seduc-SP preparou uma série de questões com base nos itens e descritores do exame oficial para as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Os resultados servirão de diagnóstico da rede sobre os avanços dos alunos e quais intervenções pedagógicas devem ser adotadas para melhoria do aprendizado.
O SAEB tem como objetivo diagnosticar a qualidade da educação básica no Brasil de escolas públicas e particulares. A prova é aplicada aos alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Os resultados são divulgados no ano subsequente atrelados aos dados de fluxo escolar de cada ano/série.
A Unidade Regional de Pindamonhangaba, objetivando apoiar as escolas nesta ação, realizou formação para os coordenadores pedagógicos das unidades escolares no dia 06 de agosto.