
A equipe do Programa “Psicólogos nas escolas”, da Secretaria Estadual de Educação, pertencentes a Unidade Regional de Pindamonhangaba esteve em visita técnica ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), uma rede de unidades de saúde pública no Brasil que oferece tratamento e reinserção social para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles com dependência de álcool e outras drogas.
A ação faz parte do plano de trabalho dos profi ssionais que atendem as unidades escolares da regional, com o objetivo de estreitar as relações entre os equipamentos sociais que atendes os estudantes da rede pública de ensino. Durante a visita foram esclarecidas dúvidas sobre o fl uxo de atendimento, sobre os protocolos de atendimentos e a demanda que tem aumentado signifi cativamente.
A presença de psicólogos nas escolas de SP é garantida pela Lei nº 13.935/2019, que tornou obrigatória a presença de psicólogos nas redes públicas de ensino básico em todo o Brasil. O objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem atravésde ações que promovem um ambiente escolar mais acolhedor,cuidando do desenvolvimentosocioemocional de alunos e profi ssionais. As ações fazem parteda pasta Conviva e tem como objetivo a manutenção do bom clima escolar nas escolas.









